ATrindade Consultores | Uma Relação de Confiança! | 963698423

NOTÍCIAS | Verão quente? Só 1 em cada 4 casas no mercado tem ar condicionado

𝗡𝗢𝗧𝗜́𝗖𝗜𝗔𝗦 | Faro e Viseu são as cidades que têm mais casas à venda ou para arrendar com ar condicionado, aponta estudo do idealista.



"Estamos em pleno verão e os termómetros já registam temperaturas elevadas. Mas a grande maioria das casas em Portugal não está preparada para lidar com os picos de calor e de frio, tendo, na sua maioria, baixa eficiência energética. E o que salta à vista é que também não estão equipadas com sistemas de ar condicionado para regular a temperatura ambiente. Isto porque apenas 25% das casas que estão no mercado em Portugal, para comprar e arrendar, têm ar condicionado, aponta estudo do idealista, o Marketplace imobiliário de Portugal.


Analisando mais de 200 mil casas à venda e para arrendamento anunciadas na base de dados do idealista em julho de 2023, salta à vista que Faro (60%) e Viseu (50%) são as cidades que apresentam mais casas com ar condicionado.


Considerando o universo de casas à venda e para arrendar, verifica-se que entre as cidades que têm mais habitações no mercado com ar condicionado está Vila Real (35%), Castelo Branco (33%), Braga (33%), Lisboa (28%), Aveiro (28%), Porto (25%), Coimbra (23%), Funchal (23%), Évora (22%), Leiria (20%) e Beja (18%).


Já as cidades portuguesas que têm menos casas com ar condicionado (para comprar e arrendar) são Bragança (4%), Guarda (7%), Ponta Delgada (9%), Portalegre (10%), Viana do Castelo (13%), Santarém (17%) e Setúbal (17%).



Casas com ar condicionado: quais as diferenças entre venda e arrendamento?

No parque habitacional português a diferença entre as casas climatizadas à venda e para arrendar é significativa, ganhando vantagem de 8 pontos percentuais (p.p) o arrendamento. Das casas disponíveis para arrendar, 33% conta com esta comodidade, enquanto nas casas à venda cerca de 25% têm ar condicionado.


No entanto, há cidades onde a oferta de casas à venda com ar condicionado supera o número de habitações colocadas no mercado de arrendamento com este equipamento. Cerca de 30% das casas para arrendar em Faro dispõem de ar condicionado, já para comprar são mais (60%). O mesmo acontece em Évora (arrendamento: 8%; venda: 24%), Castelo Branco (arrendamento: 20%; venda: 34%), Santarém (arrendamento: 9%; venda: 17%), Viseu (arrendamento: 43%; venda: 51%), Vila Real (arrendamento: 29%; venda: 35%), Setúbal (arrendamento: 12%; venda: 17%) e Beja (arrendamento: 14%; venda: 19%).


E o contrário também se verifica: 32% das casas para arrendar em Viana do Castelo dispõem de sistema de climatização, enquanto das habitações à venda apenas 13% contam com esse extra. Em Lisboa a situação é idêntica, existem mais casas para arrendar com ar condicionado (41%) que para comprar (26%). O mesmo acontece no Porto (arrendamento: 33%; venda: 23%), Guarda (arrendamento: 10%; venda: 6%), Funchal (arrendamento: 25%; venda: 23%), Leiria (arrendamento: 21%; venda: 20%), Coimbra (arrendamento: 25%; venda: 23%), Ponta Delgada (arrendamento: 10%; venda: 9%) e Aveiro (arrendamento: 29%; venda: 28%).


Já em Bragança e Portalegre, nenhuma das casas que se encontram para arrendar tem ar condicionado."



fonte: "Idealista.pt" - "2023/07/19"


Testemunho Compradora Moradia Arcozelo
Por António Trindade 10 de dezembro de 2024
Testemunho Compradora Moradia Arcozelo
Por António Trindade 6 de dezembro de 2024
"Ficamos extremamente satisfeitas com o trabalho desenvolvido pelo Sr. Aurélio Miranda, que perante inúmeras adversidades que foram surgindo com a venda difícil, não desistiu de procurar a melhor solução. Demostrou uma qualidade de trabalho só ao alcance dos melhores comerciais. Também o nosso agradecimento ao Sr. Eng. António Trindade pela paciência que teve connosco. O Know-How e a forma de se posicionarem no mercado imobiliário, torna a Equipa ATrindade a melhor parceria de negócio. Muito Obrigado, Aida e Cristina" Proprietárias de Prédio em S. Mamede que confiou na ATrindade Consultores a promoção e venda do seu imóvel
OPINIÃO | Quanto vale o isolamento térmico no Imóvel?
Por António Trindade 2 de dezembro de 2024
O isolamento térmico de um imóvel é um dos fatores mais relevantes, não só para garantir o conforto de quem lá vive, mas também para valorizar a propriedade no mercado. Num contexto onde a eficiência energética e a sustentabilidade estão no topo das prioridades dos compradores, entender o valor de um bom isolamento térmico pode ser determinante para quem deseja vender ou comprar um imóvel.
Uma Campanha com Muita Lata
Por António Trindade 29 de novembro de 2024
Com o objetivo de recolha de enlatados para a preparação de cabazes solidários, para as famílias que Associação Mercado dos Santos apoia, organizamos esta campanha.
OPINIÃO | Quanto vale a orientação Solar no Imóvel?
Por António Trindade 25 de novembro de 2024
Quando analisamos o valor de um imóvel, muitas vezes focamo-nos em aspetos tangíveis como a área, a localização, ou a qualidade dos acabamentos. No entanto, existe um fator menos palpável, mas que pode ter um impacto significativo na valorização de uma propriedade: a orientação solar. Uma casa que recebe luz natural durante todo o dia não só proporciona um ambiente mais confortável e saudável, como também pode resultar numa fatura energética mais baixa e numa melhor qualidade de vida para os moradores. Mas, afinal, quanto vale a orientação solar do seu imóvel?
OPINIÃO | Quanto vale a minha Cave?
Por António Trindade 11 de novembro de 2024
Como consultor imobiliário, já tive a oportunidade de acompanhar a valorização de muitas caves que, à primeira vista, pareciam não ter grande utilidade. No entanto, com algumas intervenções e melhorias, tornaram-se espaços multifuncionais que ajudaram a aumentar significativamente o valor do imóvel. O segredo está em perceber como a cave pode ser transformada e aproveitada ao máximo.
Mostras mais Notícias
Share by: