ATrindade Consultores | Uma Relação de Confiança! | 963698423

NOTÍCIAS | Porta 65 vai chegar a mais jovens: tudo o que muda no apoio à renda

Descobre todas as alterações ao apoio ao arrendamento jovem neste artigo preparado pelo idealista/news, com fundamento legal.


"As rendas das casas continuam a aumentar em Portugal, pesando cada vez nos orçamentos das famílias. E, neste cenário, há cada vez mais jovens a procurar apoios à renda, sobretudo os que possuem baixos salários. Para ajudar os mais jovens a pagar as rendas das casas, o Governo de Montenegro avançou com várias mudanças ao programa Porta 65, alargando o acesso ao apoio ao arrendamento e deixando de considerar o valor da renda como critério de exclusão. Fica a conhecer quais são as principais alterações a este apoio aos jovens que arrendam casa neste artigo preparado pelo idealista/news, com fundamento jurídico.


Foi no passado dia 2 de julho que foi publicado em Diário da República o Decreto-Lei n.º 43/2024, diploma que veio alargar o acesso ao apoio aos jovens arrendatários. A estimativa do Governo é que, com esta alteração, o apoio Porta 65 Jovem possa chegar aos 40 mil jovens este ano, depois de no ano passado terem sido apoiadas 28 mil pessoas. Esta alteração vai entrar em vigor no dia 1 de setembro deste ano, estando disponível já no próximo período de candidaturas ao programa.


Mas não ficamos por aqui. “A par destas alterações, importa também realçar que também o apoio aos jovens arrendatários foi objeto de alteração, abarcando um leque maior de jovens, permitindo-se a candidatura de jovens com idade igual ou inferior a 35 anos e eliminando-se a previsão de fatores de exclusão e de ponderação, como, por exemplo, a imposição de renda máxima como um dos requisitos da candidatura”, descreve ao idealista/news Márcia Passos, advogada e sócia contratada na PRA - Raposo, Sá Miranda & Associados e responsável local pelo departamento de imobiliário do escritório do Porto.



Porta 65 Jovem: as principais mudanças ponto por ponto

Estas são as principais novidades do apoio aos jovens, consubstanciadas em alterações ao programa Porta 65 – Arrendamento para Jovens, elencadas por Márcia Passos, da PRA:

  • o apoio passa a ser concedido em momento prévio à celebração do contrato de arrendamento e sem que obrigue a um limite máximo de renda;
  • passa a existir um sistema de candidatura de ciclo mensal, com seriação de candidatos, com base no rendimento e na composição do seu agregado familiar;
  • os jovens com 35 anos passam a estar abrangidos (e não apenas os jovens com idade igual ou superior a 18 anos e idade inferior a 35 anos);
  • passam a estar abrangidos os casais de jovens não separados judicialmente de pessoas e bens ou em união de facto, com residência no locado, com idade igual ou superior a 18 anos ou inferior a 35 anos, podendo um dos elementos do casal ter idade até 37 anos (até agora a abrangência era até 30 anos podendo um dos elementos do casal ter idade até 32 anos);
  • são abrangidos os jovens em coabitação, com idade igual ou superior a 18 anos e idade igual ou inferior a 35 anos (antes o limite era de idade inferior a 30 anos);
  • caso o jovem complete 36 anos durante o prazo em que beneficia do apoio à renda, pode ainda candidatar-se até ao limite de uma candidatura subsequente, desde que seja consecutiva;
  • o rendimento mensal do jovem ou do agregado familiar não pode ser superior a quatro vezes o valor da renda máxima de referência, mas deixa de ser considerado qualquer limite mínimo para tal rendimento.
Estas alterações ao Porta 65 – Arrendamento para Jovens já entraram em vigor no dia 3 de julho deste ano, após a publicação do diploma."





fonte: "idealista.pt" - "2024/07/31"


Testemunho Compradora Moradia Arcozelo
Por António Trindade 10 de dezembro de 2024
Testemunho Compradora Moradia Arcozelo
Por António Trindade 6 de dezembro de 2024
"Ficamos extremamente satisfeitas com o trabalho desenvolvido pelo Sr. Aurélio Miranda, que perante inúmeras adversidades que foram surgindo com a venda difícil, não desistiu de procurar a melhor solução. Demostrou uma qualidade de trabalho só ao alcance dos melhores comerciais. Também o nosso agradecimento ao Sr. Eng. António Trindade pela paciência que teve connosco. O Know-How e a forma de se posicionarem no mercado imobiliário, torna a Equipa ATrindade a melhor parceria de negócio. Muito Obrigado, Aida e Cristina" Proprietárias de Prédio em S. Mamede que confiou na ATrindade Consultores a promoção e venda do seu imóvel
OPINIÃO | Quanto vale o isolamento térmico no Imóvel?
Por António Trindade 2 de dezembro de 2024
O isolamento térmico de um imóvel é um dos fatores mais relevantes, não só para garantir o conforto de quem lá vive, mas também para valorizar a propriedade no mercado. Num contexto onde a eficiência energética e a sustentabilidade estão no topo das prioridades dos compradores, entender o valor de um bom isolamento térmico pode ser determinante para quem deseja vender ou comprar um imóvel.
Uma Campanha com Muita Lata
Por António Trindade 29 de novembro de 2024
Com o objetivo de recolha de enlatados para a preparação de cabazes solidários, para as famílias que Associação Mercado dos Santos apoia, organizamos esta campanha.
OPINIÃO | Quanto vale a orientação Solar no Imóvel?
Por António Trindade 25 de novembro de 2024
Quando analisamos o valor de um imóvel, muitas vezes focamo-nos em aspetos tangíveis como a área, a localização, ou a qualidade dos acabamentos. No entanto, existe um fator menos palpável, mas que pode ter um impacto significativo na valorização de uma propriedade: a orientação solar. Uma casa que recebe luz natural durante todo o dia não só proporciona um ambiente mais confortável e saudável, como também pode resultar numa fatura energética mais baixa e numa melhor qualidade de vida para os moradores. Mas, afinal, quanto vale a orientação solar do seu imóvel?
OPINIÃO | Quanto vale a minha Cave?
Por António Trindade 11 de novembro de 2024
Como consultor imobiliário, já tive a oportunidade de acompanhar a valorização de muitas caves que, à primeira vista, pareciam não ter grande utilidade. No entanto, com algumas intervenções e melhorias, tornaram-se espaços multifuncionais que ajudaram a aumentar significativamente o valor do imóvel. O segredo está em perceber como a cave pode ser transformada e aproveitada ao máximo.
Mostras mais Notícias
Share by: