ATrindade Consultores | Uma Relação de Confiança! | 963698423

NOTÍCIAS | Dicas para acabar com os fungos em casa - e como prevenir

A boa notícia é que existem medidas preventivas que podem ajudar com o problema de humidade em casa e a proteger a mesma.



"A humidade em casa é um problema que afeta a maioria dos portugueses e é uma valente dor de cabeça. É um assunto sério podendo mesmo provocar problemas respiratórios, alergias, asma, dores e, inclusive, doenças pulmonares. Isto acontece porque o excesso de humidade leva ao aparecimento de bolores, cujos esporos são os maiores causadores de doenças respiratórias alérgicas.


Para além disso, também causa danos estruturais e prejuízos porque acaba por danificar paredes, roupas, livros, brinquedos, memórias, isto porque nada é preservado quando surge a proliferação de fungos. A boa notícia é que existem medidas preventivas que te vão ajudar com o problema de humidade e bolores, e a proteger a tua casa. No artigo de hoje, ajudamos-te com dicas úteis que te vão ajudar a como evitar humidade em casa.



Fungos em casa: porque é que aparecem?

Existem inúmeros fatores que podem fazer com que apareça bolor na tua casa, e porque queremos que estejas a par de quais são, elaborámos uma lista que deves ter em conta:

  • A humidade excessiva é um dos principais fatores para o crescimento do bolor. Vazamentos de água, infiltrações, condensação excessiva e altos níveis de humidade relativa podem criar um ambiente propício para o crescimento de fungos;
  • Uma pintura desadequada e um mau isolamento poderão acelerar o desenvolvimento de fungos;
  • A falta de limpeza e manutenção;
  • Limpar várias paredes com o mesmo pano e a mesma água, também é uma das principais razões para que haja bolor e humidade. Isto porque o bolor é um fungo e se limpares várias superfícies com o mesmo material acabarás por espalhar este fungo por todo o lado;
  • Materiais porosos, como gesso, madeira, papel de parede e carpetes, têm a capacidade de absorver a humidade facilmente. Se estes materiais ficarem húmidos e não forem secos adequadamente, estes podem tornar a ser um substrato ideal para o crescimento de bolor.


Qual a humidade ideal para evitar fungos em casa?

A humidade do ambiente da tua casa não deve exceder os 55%, pois ao atingir este nível criará condensação no teto, parede, janelas, provocando num espaço de tempo curto, fungos e manchas. Para prevenir a humidade o desumidificador pode ser a solução ideal para ti.


Os desumidificadores funcionam através da circulação do ar frio, por meio de um compressor ou conversores termoelétricos que provocam a condensação e a consequente retirada do vapor d'água presente no ar, reduzindo assim a humidade relativa do ambiente e que te ajudam a manter a humidade ideal em casa.


Atualmente, existem várias opções do mercado desde dos desumidificadores elétricos, como os que têm um granulado absorvente, que funciona por sistema de recarga que, ao entrar em contacto com o ar, absorve o excesso de humidade. Não seca o ambiente porque caso a humidade seja muito baixa, deixa de absorver e só se ativa quando são excedidos os níveis de humidade recomendados.



Como combater a humidade em casa?

Para combateres a humidade em casa, antes de mais é necessário ter paciência e confiar no processo. É essencial porque eliminar a humidade em casa pode ser um processo complicado, mas também não é um bicho de sete cabeças.


São várias as dicas que temos para ti: desde dicas mais profissionais às mais caseiras, a opção vai depender muito de ti e das tuas necessidades. No entanto, é preciso realçar que se o problema for realmente grave e alarmante, ou se não puderes fazê-lo, é preferível contratares o trabalho de um profissional competente.


  • Para pintar paredes dilui leite na tinta
O leite tem uma boa percentagem de anti-fungos. Quando tiveres um problema de bolor em casa, deves limpar bem a zona do bolor com lixívia, deves mudar muitas vezes a água e nunca limpar com o mesmo pano.


Depois se fores pintar a parede, coloca um litro de leite, em cada cinco litros de tinta. Vais ver que o problema com o bolor nesse local vai melhorar.


  • Usa e abusa do bicarbonato de sódio
Existem duas dicas com o uso do bicarbonato. A primeira é de prevenção: coloca pequenas tigelas com bicarbonato de sódio nas áreas mais húmidas ou usa-o para polvilhar tapetes e estofos antes de os aspirares.


A segunda dica consiste em limpar o bolor das paredes, misturando o bicarbonato de sódio com água. De seguida, coloca dentro de um pulverizador, borrifa a zona pretendida e deixar atuar. Depois com uma escova esfrega bem a área e sem espalhares.



  • Produtos de limpeza para tirar bolores
Atualmente, existe uma variedade enorme de produtos de limpeza que ajudam a combater os fungos em casa. É tudo uma questão de testares uns quantos e perceberes qual funciona melhor no teu caso específico. 



  • Vinagre branco
Esta é uma solução também é bastante eficaz na remoção do bolor. No entanto, e uma vez que o cheiro é muito ativo, deverás arejar bem a divisão. Mais uma vez, deves pulverizar o local e deixar atuar.




Como evitar humidade em casa?

Prevenir a humidade em casa é fundamental para manter um ambiente saudável e evitar problemas mais aborrecidos relacionados com o crescimento de bolor e danos estruturais. Ignorar a situação não a vai resolver, e o verão com os seus dias mais quentes é uma ótima oportunidade para colocares em prática este conjunto de conselhos e conseguires secar a humidade entranhada nas paredes e objetos da tua casa: 

  • Deixa a arejar todas as divisões da casa, com especial atenção aos ambientes mais húmidos (casa de banho e cozinha);
  • Aposta num bom desumidificador;
  • Tenta manter a cortina da banheira sempre seca;
  • Após o banho, estende as toalhas para estas secarem;
  • Usa um bom revestimento de paredes e tetos para evitares a condensação e, consequentemente, o bolor;
  • Escolhe sempre tintas com características antifúngicas.
Agora já sabes como combater a humidade em casa. Se seguires estas dicas vais ver que vais conseguir manter um ambiente seco e saudável para a tua casa."


fonte: "Idealista.pt" - "2023/06/22"


Testemunho Compradora Moradia Arcozelo
Por António Trindade 10 de dezembro de 2024
Testemunho Compradora Moradia Arcozelo
Por António Trindade 6 de dezembro de 2024
"Ficamos extremamente satisfeitas com o trabalho desenvolvido pelo Sr. Aurélio Miranda, que perante inúmeras adversidades que foram surgindo com a venda difícil, não desistiu de procurar a melhor solução. Demostrou uma qualidade de trabalho só ao alcance dos melhores comerciais. Também o nosso agradecimento ao Sr. Eng. António Trindade pela paciência que teve connosco. O Know-How e a forma de se posicionarem no mercado imobiliário, torna a Equipa ATrindade a melhor parceria de negócio. Muito Obrigado, Aida e Cristina" Proprietárias de Prédio em S. Mamede que confiou na ATrindade Consultores a promoção e venda do seu imóvel
OPINIÃO | Quanto vale o isolamento térmico no Imóvel?
Por António Trindade 2 de dezembro de 2024
O isolamento térmico de um imóvel é um dos fatores mais relevantes, não só para garantir o conforto de quem lá vive, mas também para valorizar a propriedade no mercado. Num contexto onde a eficiência energética e a sustentabilidade estão no topo das prioridades dos compradores, entender o valor de um bom isolamento térmico pode ser determinante para quem deseja vender ou comprar um imóvel.
Uma Campanha com Muita Lata
Por António Trindade 29 de novembro de 2024
Com o objetivo de recolha de enlatados para a preparação de cabazes solidários, para as famílias que Associação Mercado dos Santos apoia, organizamos esta campanha.
OPINIÃO | Quanto vale a orientação Solar no Imóvel?
Por António Trindade 25 de novembro de 2024
Quando analisamos o valor de um imóvel, muitas vezes focamo-nos em aspetos tangíveis como a área, a localização, ou a qualidade dos acabamentos. No entanto, existe um fator menos palpável, mas que pode ter um impacto significativo na valorização de uma propriedade: a orientação solar. Uma casa que recebe luz natural durante todo o dia não só proporciona um ambiente mais confortável e saudável, como também pode resultar numa fatura energética mais baixa e numa melhor qualidade de vida para os moradores. Mas, afinal, quanto vale a orientação solar do seu imóvel?
OPINIÃO | Quanto vale a minha Cave?
Por António Trindade 11 de novembro de 2024
Como consultor imobiliário, já tive a oportunidade de acompanhar a valorização de muitas caves que, à primeira vista, pareciam não ter grande utilidade. No entanto, com algumas intervenções e melhorias, tornaram-se espaços multifuncionais que ajudaram a aumentar significativamente o valor do imóvel. O segredo está em perceber como a cave pode ser transformada e aproveitada ao máximo.
Mostras mais Notícias
Share by: