ATrindade Consultores | Uma Relação de Confiança! | 963698423

NOTÍCIAS | Casas à venda até 150 mil euros são as mais procuradas em Portugal

Estudo do idealista/data analisa a procura de casas à venda por intervalo de preços nas principais cidades portuguesas.



"Há novas tendências a formarem-se no novo contexto económico. Com a pressão no poder de compra e os juros a subir no crédito habitação, as famílias estão a procurar casas mais baratas para comprar, de forma também a pedirem menos capital emprestado aos bancos. Isso reflete-se na procura: as casas à venda que custam até 150.000 euros são as mais procuradas na maioria das capitais de distrito de Portugal. Mas a oferta de casas até esse preço não acompanha a alta procura na maior parte das cidades. Exemplo disso é Lisboa, Porto e Faro, onde a procura de casas até 150.000 euros é alta, mas a oferta é inferior a 2%.


O estudo do idealista/data não deixa margem para dúvidas: olhando para oferta de habitacional em Portugal, verifica-se que as casas à venda até 150.000 euros apresentam uma alta procura em 11 das 20 capitais de distrito analisadas. Nas restantes cidades, a procura por habitações mais acessíveis é média. Assim se cumpre o axioma “As casas mais baratas do mercado são as mais procuradas”.


Mas a oferta de casas à venda até 150.000 euros não é a mais expressiva na maioria das cidades do país. Observa-se, portanto, que em 13 cidades menos de uma em cada cinco casas à venda tem preço até 150 mil euros. É em Lisboa, Porto, Faro e no Funchal onde há menos casas baratas à venda (2% do stock total ou menos), até porque aqui a alta procura ajuda a absorver esta oferta rapidamente.


Por outro lado, verifica-se que nas cidades de Beja, Bragança, Castelo Branco, Guarda e Portalegre a oferta de habitações até 150 mil euros representa mais de metade do stock total de casas à venda nos respetivos territórios, revelam os mesmos dados. Aqui a procura de casas mais acessíveis aos bolsos das famílias é média, à exceção de Beja onde é elevada.



Casas à venda: oferta entre 150 mil e 300 mil euros é expressiva em todas as cidades

Os preços das casas continuam a subir em 2023 apesar do arrefecimento da procura. E esta tendência é justificada pela escassa oferta habitacional, falta de mão de obra na construção e pela subida dos preços dos materiais e matérias-primas. É por isso mesmo que as ofertas mais expressivas das casas para comprar “migraram” para faixas de preços mais elevados.


A maioria das casas à venda em 8 das 20 maiores cidades portuguesas concentra-se entre os 150.000 euros e os 300.000 euros. Este é o caso de Braga, Coimbra, Évora, Leiria, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu. Também Aveiro, Beja, Castelo Branco, Ponta Delgada, Porto e Setúbal possuem uma oferta expressiva neste intervalo de preços (superior a 35% e inferior a 50% do stock total por cidade).


O que salta à vista é que, ao contrário do que acontecia nas casas mais baratas para comprar, neste intervalo de preços (entre 150 mil euros e 300 mil euros) a oferta habitacional representa, no mínimo, 15% do stock total. E 16 das 20 cidades possuem, pelo menos, um terço das casas à venda nesta gama de preços.


Já a procura de casas entre 150 mil e 300 mil euros é sobretudo média, à exceção de Faro e Lisboa, onde é alta. Mas nestas cidades a oferta de casas por esses preços também ronda os 20% do total, sendo relativamente baixa para responder às necessidades atuais da procura, mostram os mesmos dados.


É preciso olhar para o patamar acima de preços das casas (entre 300 mil e 450 mil) para encontrar o stock habitacional mais expressivo de Faro (46,7%), do Funchal (39,5%) e de Lisboa (29,5%), revelam os mesmos dados. Neste segmento de preços, a procura é média nas três cidades.


À medida em que subimos os preços das casas à venda, o stock começa a escassear na maioria das cidades. Mas há exceções. Como seria de esperar, as cidades mais caras para viver atualmente possuem uma oferta de casas de luxo que até é superior às casas mais acessíveis. Este é o caso de Faro, Funchal, Lisboa e do Porto. Na capital chega mesmo a haver 15 vezes mais oferta de casas entre 800 mil e 1 milhão de euros do que casas até 150 mil euros. Também neste intervalo de preços mais elevados, a procura continua a ser média.



Metodologia

Para realizar este estudo, o idealista/data considerou as casas à venda no idealista por intervalo de preços e desagradadas por capitais de distrito. Em concreto, o número de anúncios mede a oferta habitacional disponível no portal para cada cidade no segundo trimestre de 2023.


Com base nos comportamentos dos utilizadores do idealista, calculámos o indicador de pressão da procura sobre a oferta. Este indicador tem por base o número de 'leads' (contactos por email, guardados nos favoritos, entre outros) recebidos em cada anúncio idealista. Portanto, o número de 'leads' mostra a procura de habitação em cada cidade e em cada intervalo de preços.


Este indicador da procura é utilizado para medir situações de aquecimento ou arrefecimento do mercado quando a procura relativa é alta ou baixa, respetivamente. Para saber o estado da procura relativa, foi calculada a mediana dos 'leads' de cada cidade para o mesmo período e a classificação foi realizada consoante o resultado se encaixasse numa das seguintes categorias:

  • Se a procura for 1,5 pontos abaixo da mediana daquela cidade a procura é baixa;
  • Se estiver compreendida entre 1,5 pontos abaixo e até 1,5 pontos acima da mediana é considerada uma procura média;
  • Se estiver 1,5 pontos acima da mediana é considerada uma procura alta."


fonte: "Idealista.pt" - "2023/07/31"


Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sáb
Dom

31

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

1

2

3

4

O que é o Distrate Bancário?
Por António Trindade 18 de março de 2025
O Que é o Distrate? O distrate é um documento emitido pelo banco que comprova o cancelamento de uma hipoteca sobre um imóvel. Ou seja, quando um vendedor tem um crédito habitação associado ao imóvel e deseja vendê-lo, é necessário obter o distrate para confirmar que a dívida foi liquidada e que a hipoteca pode ser removida do registo da propriedade.
Testemunho Compradora Moradia Arcozelo
Por António Trindade 10 de dezembro de 2024
Testemunho Compradora Moradia Arcozelo
Por António Trindade 6 de dezembro de 2024
"Ficamos extremamente satisfeitas com o trabalho desenvolvido pelo Sr. Aurélio Miranda, que perante inúmeras adversidades que foram surgindo com a venda difícil, não desistiu de procurar a melhor solução. Demostrou uma qualidade de trabalho só ao alcance dos melhores comerciais. Também o nosso agradecimento ao Sr. Eng. António Trindade pela paciência que teve connosco. O Know-How e a forma de se posicionarem no mercado imobiliário, torna a Equipa ATrindade a melhor parceria de negócio. Muito Obrigado, Aida e Cristina" Proprietárias de Prédio em S. Mamede que confiou na ATrindade Consultores a promoção e venda do seu imóvel
OPINIÃO | Quanto vale o isolamento térmico no Imóvel?
Por António Trindade 2 de dezembro de 2024
O isolamento térmico de um imóvel é um dos fatores mais relevantes, não só para garantir o conforto de quem lá vive, mas também para valorizar a propriedade no mercado. Num contexto onde a eficiência energética e a sustentabilidade estão no topo das prioridades dos compradores, entender o valor de um bom isolamento térmico pode ser determinante para quem deseja vender ou comprar um imóvel.
Uma Campanha com Muita Lata
Por António Trindade 29 de novembro de 2024
Com o objetivo de recolha de enlatados para a preparação de cabazes solidários, para as famílias que Associação Mercado dos Santos apoia, organizamos esta campanha.
OPINIÃO | Quanto vale a orientação Solar no Imóvel?
Por António Trindade 25 de novembro de 2024
Quando analisamos o valor de um imóvel, muitas vezes focamo-nos em aspetos tangíveis como a área, a localização, ou a qualidade dos acabamentos. No entanto, existe um fator menos palpável, mas que pode ter um impacto significativo na valorização de uma propriedade: a orientação solar. Uma casa que recebe luz natural durante todo o dia não só proporciona um ambiente mais confortável e saudável, como também pode resultar numa fatura energética mais baixa e numa melhor qualidade de vida para os moradores. Mas, afinal, quanto vale a orientação solar do seu imóvel?
Mostras mais Notícias
Share by: