ATrindade Consultores | Uma Relação de Confiança! | 963698423

NOTÍCIAS | Menos contratos, mas rendas mais caras: preços disparam 11%

Renda mediana dos 20.750 novos contratos de arrendamento em Portugal atingiu os 7,27 euros por m2, um novo recorde.



"Arrendar casa é uma tarefa cada vez mais difícil em Portugal. Seja pela escassa oferta, que não consegue dar resposta à procura, seja pelos preços, que continuam a subir mês após mês. No segundo trimestre de 2023, as rendas das casas voltaram a aumentar, desta vez 11% em termos homólogos, fixando-se no valor mediano de 7,27 euros por metro quadrado (m2), um novo recorde nacional. Em sentido contrário, foram celebrados menos contratos de arrendamento. Trata-se de uma quebra de 1,2% no número de documentos assinados, face a igual período do ano passado.


Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que no 2º trimestre de 2023, “a renda mediana dos 20.750 novos contratos de arrendamento de alojamentos familiares em Portugal atingiu 7,27 euros/m2”, um valor que representa um aumento de 11% face ao período homólogo de 2022, “sendo a variação homóloga mais elevada desde o 2º trimestre de 2021”, indica o boletim publicado esta quinta-feira, 28 de setembro de 2023. Relativamente ao trimestre anterior, a renda mediana do 2º trimestre de 2023 aumentou 7,7%.


Trata-se do maior valor mediano das rendas registado nos últimos anos. Pelo menos desde 2020, ano marcado pelo início da pandemia de covid-19.



Menos 5.000 contratos assinados face ao 1º trimestre de 2023

De abril a junho de 2023, o número de novos contratos de arrendamento (20.750) foi menor que o registado no mesmo trimestre de 2022 (21.005 novos contratos), representando uma diminuição da atividade de arrendamento de -1,2%. Face ao trimestre anterior – onde foi atingido o maior número desde 2020, no total de 25.245 novos contratos –, a quebra é ainda mais evidente: em termos absolutos, foram assinados menos 4.495 documentos.


De acordo com o boletim do INE, no 2º trimestre de 2023, onze dos 24 municípios com mais de 100 mil habitantes, apresentaram taxas de variação homóloga do número de novos contratos, superiores à nacional (-1,2%), sendo que em apenas nove houve aumentos, destacando-se com valores superiores a 10%:

  • Santa Maria da Feira (+19,8%);
  • Seixal (+16,3%),
  • Guimarães (+12,9%)
  • e Vila Nova de Famalicão (+12,7%).
Por outro lado, o número de novos contratos decresceu em treze municípios, evidenciando-se o Funchal (-21,7%) e Lisboa (-19,0%)



Rendas aumentaram em quase todas as sub-regiões do país

Face ao primeiro trimestre de 2023, a renda mediana aumentou em 22 das 25 sub-regiões, tendo decrescido nas sub-regiões Terras de Trás-os-Montes (-2,3%) e Alentejo Central (-2,2%) e mantido o valor nas Beiras e Serra da Estrela. O maior crescimento registou-se no Ave (+14,1%). A renda mediana também aumentou nas áreas metropolitanas de Lisboa (+7,5%) e Porto (+7,8%) .


O valor das rendas situou-se acima do valor nacional em quatro regiões:

  • Área Metropolitana de Lisboa, que apresentou um valor mediano de 11,03 euros/m2;
  • Algarve, onde arrendar casa custou em termos medianos 8,35 euros/por m2;
  • Região Autónoma da Madeira, a renda nesta região fixou-se nos 8,04 euros por m2;
  • e Área Metropolitana do Porto, onde a renda mediana chega aos 7,87 euros por m2.
No 2º trimestre de 2023, duas das quatro sub-regiões com valores medianos de rendas superiores ao nacional – Algarve e Área Metropolitana do Porto –, registaram variações homólogas superiores à observada para o conjunto do país (+11,0%), tendo a Área Metropolitana de Lisboa (+10,9%) e a Região Autónoma da Madeira (+9,4%) registado variações inferiores à do país."




fonte: "Idealista.pt" - "2023/09/28"


Testemunho Compradora Moradia Arcozelo
Por António Trindade 10 de dezembro de 2024
Testemunho Compradora Moradia Arcozelo
Por António Trindade 6 de dezembro de 2024
"Ficamos extremamente satisfeitas com o trabalho desenvolvido pelo Sr. Aurélio Miranda, que perante inúmeras adversidades que foram surgindo com a venda difícil, não desistiu de procurar a melhor solução. Demostrou uma qualidade de trabalho só ao alcance dos melhores comerciais. Também o nosso agradecimento ao Sr. Eng. António Trindade pela paciência que teve connosco. O Know-How e a forma de se posicionarem no mercado imobiliário, torna a Equipa ATrindade a melhor parceria de negócio. Muito Obrigado, Aida e Cristina" Proprietárias de Prédio em S. Mamede que confiou na ATrindade Consultores a promoção e venda do seu imóvel
OPINIÃO | Quanto vale o isolamento térmico no Imóvel?
Por António Trindade 2 de dezembro de 2024
O isolamento térmico de um imóvel é um dos fatores mais relevantes, não só para garantir o conforto de quem lá vive, mas também para valorizar a propriedade no mercado. Num contexto onde a eficiência energética e a sustentabilidade estão no topo das prioridades dos compradores, entender o valor de um bom isolamento térmico pode ser determinante para quem deseja vender ou comprar um imóvel.
Uma Campanha com Muita Lata
Por António Trindade 29 de novembro de 2024
Com o objetivo de recolha de enlatados para a preparação de cabazes solidários, para as famílias que Associação Mercado dos Santos apoia, organizamos esta campanha.
OPINIÃO | Quanto vale a orientação Solar no Imóvel?
Por António Trindade 25 de novembro de 2024
Quando analisamos o valor de um imóvel, muitas vezes focamo-nos em aspetos tangíveis como a área, a localização, ou a qualidade dos acabamentos. No entanto, existe um fator menos palpável, mas que pode ter um impacto significativo na valorização de uma propriedade: a orientação solar. Uma casa que recebe luz natural durante todo o dia não só proporciona um ambiente mais confortável e saudável, como também pode resultar numa fatura energética mais baixa e numa melhor qualidade de vida para os moradores. Mas, afinal, quanto vale a orientação solar do seu imóvel?
OPINIÃO | Quanto vale a minha Cave?
Por António Trindade 11 de novembro de 2024
Como consultor imobiliário, já tive a oportunidade de acompanhar a valorização de muitas caves que, à primeira vista, pareciam não ter grande utilidade. No entanto, com algumas intervenções e melhorias, tornaram-se espaços multifuncionais que ajudaram a aumentar significativamente o valor do imóvel. O segredo está em perceber como a cave pode ser transformada e aproveitada ao máximo.
Mostras mais Notícias
Share by: