ATrindade Consultores | Uma Relação de Confiança! | 963698423

NOTÍCIAS | 7 dicas para inquilinos: como evitar surpresas e gastos desnecessários

Antes de arrendares a casa há que ter em conta as despesas inicias, condições do contrato de arrendamento e atualização da renda.



"Arrendar uma casa é a opção de várias famílias que pretendem obter privacidade e decorar o espaço ao seu gosto, bem como de acordo com as suas necessidades. Mas deparam-se com um mercado de arrendamento cada vez mais caro e com uma escassa oferta, principalmente nas grandes cidades. Hoje, encontrar uma casa para arrendar a um preço acessível é um desafio. E para evitar surpresas e gastos desnecessário há que ter em conta vários aspetos que fazem parte do processo de arrendar casa. Explicamos tendo por base os conselhos da Alfa Inmobiliaria.



Condições de arrendamento e despesas iniciais

Em primeiro lugar, é importante olhar bem para as condições do contrato de arrendamento, bem como para as despesas iniciais. Atualmente, é muito comum que o proprietário exija ao novo inquilino o pagamento de caução (de uma ou duas mensalidades, por exemplo) e alguns podem mesmo pedir um fiador.



Duração do contrato de arrendamento

Outro ponto importante é ter em conta o prazo do contrato de arrendamento, bem como as condições de rescisão para ambas as partes, de forma a evitar complicações financeiras no futuro. Entre os principais aspetos a focar está a data de pagamento da renda mensal (até ao dia X de cada mês), o que acontece caso te atrases a pagar, o prazo de aviso prévio para sair da casa, quanto tempo dura o contrato (seis meses, um ano, etc).



O que está incluído na renda da casa

É também relevante saber o que exatamente inclui a renda da casa, já que em alguns casos este valor inclui o condomínio e até as despesas com a água, luz, gás e internet. Assim sendo, deves ter em conta tudo o que inclui no preço do arrendamento – e os tetos máximos de pagamento dos serviços, caso existam – para evitar surpresas nas tuas contas mensais.



Atualização da renda da casa

Ao longo do contrato, o senhorio pode querer aumentar a renda da casa, por via do coeficiente de atualização definido pela inflação a 12 meses até agosto (excluindo habitação), tal como dita a lei do arrendamento urbano em Portugal. Em 2023, como a inflação muito subiu, os proprietários ficaram limitados em realizar um aumento de 2% na renda das casas por decisão do Executivo socialista.


Para 2024, o Governo de António Costa está ainda a estudar um novo travão às rendas. Já adiantou que não vai aplicar a fórmula adotada este ano, mas vai haver medidas para que as rendas das casas não pesem mais nas carteiras das famílias no próximo ano. “Qual a medida entre os 2% e os 6,95% que resultaria da fórmula legal, é algo que estamos a falar”, disse o primeiro-ministro. Em cima da mesa está também a atribuição de um novo apoio direto às famílias para as compensar a eventual subida das rendas em 2024.



Verificar acesso à água, luz e gás

Quando te mudares para a casa arrendada, deves certificar-te de que os serviços como a água, luz e gás estão registados e prontos a usar. Além disso, é importante saber se é necessário realizar procedimentos adicionais (colocar as faturas em teu nome, por exemplo) e verificar se todos os serviços estão a funcionar corretamente.



O que saber se tens um animal de estimação

Se pretendes ter animais de estimação em casa, verifica antes de assinares o contrato de arrendamento se o proprietário não incluiu nenhuma restrição nesse sentido. Caso não inclua, depreende-se que podes viver com o teu animal sem quaisquer problemas. Mas, em caso de dúvida e para evitar problemas, podes sempre questionar o teu senhorio.



Ruídos na casa e o isolamento

Antes de assinares o contrato de arrendamento, analisa bem a área envolvente da habitação. Se for barulhenta, olha bem para o isolamento acústico das janelas e das portas, para garantir o teu descanso e conforto. Além disso, certifica-te de que há uma boa ventilação para arejares a casa.


Ter todos estes aspetos a ter em conta na hora de arrendar casa podem facilitar o processo, evitar problemas futuros e criar uma boa relação com os senhorios. Além disso, estas dicas podem ajudar-se a ajustar as tuas expectativas à realidade e evitar surpresas futuras."




fonte: "Idealista.pt" - "2023/11/06"


Testemunho Compradora Moradia Arcozelo
Por António Trindade 10 de dezembro de 2024
Testemunho Compradora Moradia Arcozelo
Por António Trindade 6 de dezembro de 2024
"Ficamos extremamente satisfeitas com o trabalho desenvolvido pelo Sr. Aurélio Miranda, que perante inúmeras adversidades que foram surgindo com a venda difícil, não desistiu de procurar a melhor solução. Demostrou uma qualidade de trabalho só ao alcance dos melhores comerciais. Também o nosso agradecimento ao Sr. Eng. António Trindade pela paciência que teve connosco. O Know-How e a forma de se posicionarem no mercado imobiliário, torna a Equipa ATrindade a melhor parceria de negócio. Muito Obrigado, Aida e Cristina" Proprietárias de Prédio em S. Mamede que confiou na ATrindade Consultores a promoção e venda do seu imóvel
OPINIÃO | Quanto vale o isolamento térmico no Imóvel?
Por António Trindade 2 de dezembro de 2024
O isolamento térmico de um imóvel é um dos fatores mais relevantes, não só para garantir o conforto de quem lá vive, mas também para valorizar a propriedade no mercado. Num contexto onde a eficiência energética e a sustentabilidade estão no topo das prioridades dos compradores, entender o valor de um bom isolamento térmico pode ser determinante para quem deseja vender ou comprar um imóvel.
Uma Campanha com Muita Lata
Por António Trindade 29 de novembro de 2024
Com o objetivo de recolha de enlatados para a preparação de cabazes solidários, para as famílias que Associação Mercado dos Santos apoia, organizamos esta campanha.
OPINIÃO | Quanto vale a orientação Solar no Imóvel?
Por António Trindade 25 de novembro de 2024
Quando analisamos o valor de um imóvel, muitas vezes focamo-nos em aspetos tangíveis como a área, a localização, ou a qualidade dos acabamentos. No entanto, existe um fator menos palpável, mas que pode ter um impacto significativo na valorização de uma propriedade: a orientação solar. Uma casa que recebe luz natural durante todo o dia não só proporciona um ambiente mais confortável e saudável, como também pode resultar numa fatura energética mais baixa e numa melhor qualidade de vida para os moradores. Mas, afinal, quanto vale a orientação solar do seu imóvel?
OPINIÃO | Quanto vale a minha Cave?
Por António Trindade 11 de novembro de 2024
Como consultor imobiliário, já tive a oportunidade de acompanhar a valorização de muitas caves que, à primeira vista, pareciam não ter grande utilidade. No entanto, com algumas intervenções e melhorias, tornaram-se espaços multifuncionais que ajudaram a aumentar significativamente o valor do imóvel. O segredo está em perceber como a cave pode ser transformada e aproveitada ao máximo.
Mostras mais Notícias
Share by: