ATrindade Consultores | Uma Relação de Confiança! | 963698423

Certificados Energéticos

É OBRIGATÓRIO


Desde 1 de dezembro DE 2013, quem publicitar a venda ou o arrendamento de uma casa sem certificado de eficiência energética está sujeito a uma multa entre 250 e 3740 euros (2500 a 44 890 euros, nos imóveis de empresas).

O Decreto-Lei n.º 118/2013, de 20 de Agosto, entrou em vigor em 1 de Dezembro de 2013 e visa assegurar e promover a melhoria do desempenho energético dos edifícios através do Sistema de Certificação Energética (SCE).

A venda ou o arrendamento de uma casa já implicava a existência de um certificado energético, desde que foi criado em 2010. Agora, é obrigatório tê-lo no momento do anúncio. Com esta medida, a ADENE (Agência para a Energia) pretende alargar a avaliação do estado energético dos edifícios no País, seguindo a transposição das diretivas comunitárias relativas à poupança energética.


O que determina a classe energética?

  • A localização do imóvel, o ano de construção, se se trata de um prédio ou de uma moradia, o piso e a área. A constituição das suas envolventes (paredes, coberturas, pavimentos e envidraçados). Finalmente, os equipamentos associados à climatização (ventilação, aquecimento e arrefecimento) e à produção de águas quentes sanitárias.


Que documentos são necessários para pedir um CE?


Quanto tempo demora a emitir?

  • Como os peritos têm autonomia para tratar de todo o processo, pode demorar 2 a 3 dias.


Qual o valor das multas?

  • Os particulares em incumprimento sujeitam-se a uma multa de 250 a 3740 euros. Já as empresas poderão pagar entre 2500 e 44 890 euros.


Quando é que certificado energético É OBRIGATÓRIO (art.º3.º)?

  • Edifícios ou frações novos;
  • Edifícios ou frações existentes sujeitos a grandes intervenções de reabilitação;
  • Edifícios de comércio e serviços existentes com área interior útil de pavimento igual ou superior a 1000 m2 ou 500 m2 no caso de centros comerciais, hipermercados, supermercados e piscinas cobertas;
  • Edifícios que sejam propriedade de uma entidade pública e tenham área interior útil de pavimento superior a 250 m2 e sejam ocupados por uma entidade pública e frequentemente visitados pelo público;
  • Celebração de contratos de venda, dação em cumprimento e de arrendamento, casos em que o proprietário tem que apresentar ao potencial comprador, locatário ou arrendatário o certificado energético;


Quando é que o certificado energético NÃO É OBRIGATÓRIO (art.º4.º)?

  • As instalações industriais, pecuárias ou agrícolas não residenciais com necessidades reduzidas de energia ou não residenciais utilizadas por sector abrangido por acordo sectorial nacional sobre desempenho energético;
  • Os edifícios utilizados como locais de culto ou para atividades religiosas;
  • Os edifícios ou as frações exclusivamente destinados a estacionamentos não climatizados e oficinas;
  • Os armazéns em que a presença humana não seja significativa, não ocorrendo por mais de 2 horas/dia ou não representando uma ocupação superior a 0,025 pessoas/m2;
  • Os edifícios unifamiliares na medida em que constituam edifícios autónomos com área útil igual ou inferior a 50 m2;
  • Os edifícios de comércio e serviços devolutos, até à sua venda ou locação depois da entrada em vigor do presente diploma;
  • Os edifícios em ruínas (neste caso poderá ser necessária a apresentação de declaração de ruína);
  • As infraestruturas militares e os edifícios afetos aos sistemas de informações ou a forças e serviços de segurança que se encontrem sujeitos a regras de controlo e de confidencialidade;
  • Os edifícios de comércio e serviços inseridos em instalações sujeitas ao regime aprovado pelo Decreto-Lei n.º 71/2008, de 15 de abril, alterado pela Lei n.º 7/2013, de 22 de janeiro.


DICAS DA Equipa ATrindade:

  • Antes de pedir o Certificado Energético, confirme no site da ADENE se tem algum certificado energético válido que já tenha sido emitido.
  • O orçamento para emissão do Certificado Energético poderá ficar mais reduzido se apresentar todos os documentos necessários para a sua emissão

Para saber o custo do Certificado Energético para o seu imóvel, entre com contacto com a nossa equipa: 963698423

Não deixe de ver os documentos necessários para venda do imóvel

Se estiver a pensar VENDER ou COMPRAR, fale com a nossa Equipa 
para o podermos ajudar a saber se o melhor momento É AGORA!
OPINIÃO | Quanto vale o isolamento térmico no Imóvel?
Por António Trindade 2 de dezembro de 2024
O isolamento térmico de um imóvel é um dos fatores mais relevantes, não só para garantir o conforto de quem lá vive, mas também para valorizar a propriedade no mercado. Num contexto onde a eficiência energética e a sustentabilidade estão no topo das prioridades dos compradores, entender o valor de um bom isolamento térmico pode ser determinante para quem deseja vender ou comprar um imóvel.
Uma Campanha com Muita Lata
Por António Trindade 29 de novembro de 2024
Com o objetivo de recolha de enlatados para a preparação de cabazes solidários, para as famílias que Associação Mercado dos Santos apoia, organizamos esta campanha.
OPINIÃO | Quanto vale a orientação Solar no Imóvel?
Por António Trindade 25 de novembro de 2024
Quando analisamos o valor de um imóvel, muitas vezes focamo-nos em aspetos tangíveis como a área, a localização, ou a qualidade dos acabamentos. No entanto, existe um fator menos palpável, mas que pode ter um impacto significativo na valorização de uma propriedade: a orientação solar. Uma casa que recebe luz natural durante todo o dia não só proporciona um ambiente mais confortável e saudável, como também pode resultar numa fatura energética mais baixa e numa melhor qualidade de vida para os moradores. Mas, afinal, quanto vale a orientação solar do seu imóvel?
OPINIÃO | Quanto vale a minha Cave?
Por António Trindade 11 de novembro de 2024
Como consultor imobiliário, já tive a oportunidade de acompanhar a valorização de muitas caves que, à primeira vista, pareciam não ter grande utilidade. No entanto, com algumas intervenções e melhorias, tornaram-se espaços multifuncionais que ajudaram a aumentar significativamente o valor do imóvel. O segredo está em perceber como a cave pode ser transformada e aproveitada ao máximo.
OPINIÃO | Quanto vale a minha Cozinha?
Por António Trindade 4 de novembro de 2024
Para muitos, a cozinha é apenas o lugar onde se preparam refeições, mas para quem procura um imóvel, este espaço pode ter um significado muito mais profundo. A cozinha é vista como o coração da casa, o lugar onde se partilham momentos e onde se criam memórias. Se você está pensando em vender o seu imóvel ou simplesmente quer saber o verdadeiro valor da sua cozinha, este artigo vai ajudá-lo a perceber como este espaço pode influenciar o preço final do imóvel.
OPINIÃO | Quanto vale o meu jardim?
Por António Trindade 28 de outubro de 2024
Num mundo cada vez mais urbanizado e acelerado, possuir um jardim é um verdadeiro privilégio e um refúgio de tranquilidade. Um espaço onde pode desfrutar da natureza, relaxar ao ar livre e passar momentos de qualidade com a família. Mas será que está a tirar todo o potencial deste espaço?
Mostras mais Notícias
Share by: