ATrindade Consultores | Uma Relação de Confiança! | 963698423

NOTÍCIAS | Transferir AL para arrendamento com menos 1 ano de isenção fiscal

Isenção de IRS e IRC termina no final de 2029 e não em 2030. Proprietários têm 2 meses para provar que AL estão ativos.


"O Governo socialista desenhou uma série de medidas no Mais Habitação para incentivar a colocação de mais casas no mercado de arrendamento. E uma delas foi a atribuição de benefícios fiscais a quem transferisse os imóveis do Alojamento Local (AL) para o mercado de arrendamento. A questão é que o período de isenção de IRS e IRC nas rendas das habitações que passem do AL para o arrendamento vai terminar no final de 2029 e não no fim de 2030, como previsto inicialmente. Outra novidade no diploma é que os proprietários de AL terão dois meses para provar que estão ativos.


Os detalhes sobre a transferência de imóveis de Alojamento Local para arrendamento constam na Proposta de Lei n.º 71/XV/1.ª, que já foi entregue no Parlamento e deverá ser discutida em breve. E nesta medida salta a vista um aspeto: isenção fiscal prevista em sede de IRS e IRC para quem mude uma casa do AL para arrendamento “é aplicável aos rendimentos prediais obtidos até 31 de dezembro de 2029”, lê-se na proposta de lei.


Ora, inicialmente o Governo havia dito que a isenção de IRS sobre as rendas seria aplicada até 31 de dezembro de 2030. Isto quer dizer, que quem mudar a casa do AL para arrendamento terá menos um ano de isenção de IRS ou IRC sobre os rendimentos prediais do que o inicialmente previsto.


Importa recordar que há vários requisitos a cumprir no processo de transferência do AL para o mercado de arrendamento. Segundo o documento, ficam isentos do IRS e IRC os rendimentos prediais decorrentes de contratos de arrendamento para habitação permanente, desde que verificadas, cumulativamente, as seguintes condições:

  • resultem da transferência para arrendamento, para habitação permanente, de imóveis afetos à exploração de estabelecimentos de AL;
  • o registo do estabelecimento de AL tenha ocorrido e o mesmo se encontrasse afeto a esse fim até 31 de dezembro de 2022;
  • a celebração do contrato de arrendamento e respetiva inscrição no Portal das Finanças ocorra até 31 de dezembro de 2024.


Mais novidades sobre o AL: 2 meses para mostrar atividade

Dado o elevado número de alojamentos locais “fantasma” existentes em Portugal, o Governo quer apertar as regras sobre a validade dos atuais registos, impondo o prazo de dois meses para os estabelecimentos provarem que estão em atividade. “No prazo de dois meses a contar da entrada em vigor da presente lei, os titulares do registo de alojamento local são obrigados a efetuar prova”, refere a proposta de lei que será discutida no Parlamento em breve.


E como é que se pode comprovar a atividade do AL? “Mediante apresentação de declaração contributiva, da manutenção da atividade de exploração, comunicando efetividade de exercício na plataforma RNAL – Registo Nacional de Alojamento Local, através do Balcão Único Eletrónico”, esclarece ainda o Governo de António Costa.


Quem não fizer a prova de atividade turística no AL durante o prazo previsto, as licenças vão ser consideraras invalidas. “Incumprido o disposto no número anterior, os respetivos registos são cancelados, por decisão do Presidente da câmara municipal territorialmente competente”, esclarecem ainda."


fonte: "Idealista.pt" - "2023-04-21"


Testemunho Compradora Moradia Arcozelo
Por António Trindade 10 de dezembro de 2024
Testemunho Compradora Moradia Arcozelo
Por António Trindade 6 de dezembro de 2024
"Ficamos extremamente satisfeitas com o trabalho desenvolvido pelo Sr. Aurélio Miranda, que perante inúmeras adversidades que foram surgindo com a venda difícil, não desistiu de procurar a melhor solução. Demostrou uma qualidade de trabalho só ao alcance dos melhores comerciais. Também o nosso agradecimento ao Sr. Eng. António Trindade pela paciência que teve connosco. O Know-How e a forma de se posicionarem no mercado imobiliário, torna a Equipa ATrindade a melhor parceria de negócio. Muito Obrigado, Aida e Cristina" Proprietárias de Prédio em S. Mamede que confiou na ATrindade Consultores a promoção e venda do seu imóvel
OPINIÃO | Quanto vale o isolamento térmico no Imóvel?
Por António Trindade 2 de dezembro de 2024
O isolamento térmico de um imóvel é um dos fatores mais relevantes, não só para garantir o conforto de quem lá vive, mas também para valorizar a propriedade no mercado. Num contexto onde a eficiência energética e a sustentabilidade estão no topo das prioridades dos compradores, entender o valor de um bom isolamento térmico pode ser determinante para quem deseja vender ou comprar um imóvel.
Uma Campanha com Muita Lata
Por António Trindade 29 de novembro de 2024
Com o objetivo de recolha de enlatados para a preparação de cabazes solidários, para as famílias que Associação Mercado dos Santos apoia, organizamos esta campanha.
OPINIÃO | Quanto vale a orientação Solar no Imóvel?
Por António Trindade 25 de novembro de 2024
Quando analisamos o valor de um imóvel, muitas vezes focamo-nos em aspetos tangíveis como a área, a localização, ou a qualidade dos acabamentos. No entanto, existe um fator menos palpável, mas que pode ter um impacto significativo na valorização de uma propriedade: a orientação solar. Uma casa que recebe luz natural durante todo o dia não só proporciona um ambiente mais confortável e saudável, como também pode resultar numa fatura energética mais baixa e numa melhor qualidade de vida para os moradores. Mas, afinal, quanto vale a orientação solar do seu imóvel?
OPINIÃO | Quanto vale a minha Cave?
Por António Trindade 11 de novembro de 2024
Como consultor imobiliário, já tive a oportunidade de acompanhar a valorização de muitas caves que, à primeira vista, pareciam não ter grande utilidade. No entanto, com algumas intervenções e melhorias, tornaram-se espaços multifuncionais que ajudaram a aumentar significativamente o valor do imóvel. O segredo está em perceber como a cave pode ser transformada e aproveitada ao máximo.
Mostras mais Notícias
Share by: