ATrindade Consultores | Uma Relação de Confiança! | 963698423

NOTÍCIAS | Transformar uma segunda habitação numa fonte de rendimento - vantagens

Ter uma casa de férias ou fim de semana desocupada vale a pena? Catarina Diniz apresenta vantagens para maximizar o investimento.



"Tens uma segunda casa? E estás entre os 86,6% que só têm despesas em vez de rendimentos com ela? A verdade é que é possível transformar os encargos mensais com este tipo de imóveis numa fonte consistente de rendimento extra. A resistência em rentabilizar pode ser atribuída à falta de conhecimento sobre as oportunidades disponíveis ou receios na complicação da gestão. 


Neste artigo preparado para o idealista/news, Catarina Diniz, da Staging Factory, defende que, num contexto económico desafiante, é imperativo que os proprietários adotem uma abordagem estratégica para maximizar o retorno dos seus investimentos imobiliários. E apresenta as vantagens de rentabilizar uma segunda habitação.



Rentabilizar uma segunda casa: porquê?

Segundo os últimos Censos em Portugal, há cerca de 1,1 milhões de casas adquiridas para segunda residência. Destas, aproximadamente 700 mil encontram-se desocupadas.


Muitos portugueses enfrentam desafios financeiros com as suas segundas habitações, contribuindo para a estatística de 86,6% com despesas em vez de receitas. A pandemia acelerou a procura por estas propriedades, mas o aumento do custo de vida, especialmente das taxas de juro, tornou a sua manutenção uma carga pesada para as famílias.


Apesar do salário médio em Portugal ser 58% da média da União Europeia, poucos conseguem rentabilizar as suas segundas habitações. A resistência em fazê-lo é notória, mesmo quando subutilizadas. Quantas vezes por ano aproveitas a tua casa de férias ou fim de semana? Já te questionaste sobre os gastos mensais com eletricidade, água, condomínio, jardinagem, impostos, limpeza ou manutenção?


A pergunta que se impõe é: por que é que os portugueses investem tanto numa segunda habitação, muitas vezes o seu único instrumento de poupança, quando esta se torna numa pesada fonte de despesas, em vez de uma fonte de rendimento extra? Em 2017, apenas 13,4% das famílias portuguesas arrendavam alguma das suas segundas habitações, enquanto na zona Euro a percentagem era significativamente maior, atingindo os 41,4%.


A gestão inteligente destes ativos, através do arrendamento temporário, surge como uma solução eficaz, oferecendo flexibilidade aos proprietários.


Arrendar temporariamente não só proporciona benefícios financeiros, como também mantém a propriedade atrativa aumentando a sua valorização. Por outro lado, para além da casa estar sempre pronta para receber potenciais inquilinos também está sempre impecável para receber o seu proprietário ou amigos. Por outro lado, o alojamento local impulsiona a economia e a comunidade local, beneficiando negócios complementares.



Vantagens em rentabilizar uma casa de férias


Alojamento Local como solução:

  • O alojamento local é apresentado como uma estratégia eficaz para rentabilizar segundas habitações, oferecendo flexibilidade aos proprietários;
  • Destacam-se os benefícios financeiros, a flexibilidade de utilização e a contribuição para a economia local como vantagens.


Flexibilidade de utilização:

  • A possibilidade de escolher quando disponibilizar a habitação para arrendamento permite aos proprietários conciliarem o uso pessoal com a rentabilidade.


Manutenção constante e valorização:

  • O arrendamento temporário incentiva o investimento na atratividade e manutenção constante da propriedade, contribuindo para a sua valorização no mercado de arrendamento.


Contribuição para a economia local:

  • Destaca-se o impacto positivo do Alojamento Local na economia local, através dos gastos dos turistas em comércios locais e atividades turísticas e contribuição para negócios complementares.


Rentabilidade consistente:

  • A rentabilidade consistente ao longo do tempo é apresentada como uma oportunidade financeira atrativa para os proprietários."




fonte: "Idealista.pt" - "2024/03/13"


Testemunho Compradora Moradia Arcozelo
Por António Trindade 10 de dezembro de 2024
Testemunho Compradora Moradia Arcozelo
Por António Trindade 6 de dezembro de 2024
"Ficamos extremamente satisfeitas com o trabalho desenvolvido pelo Sr. Aurélio Miranda, que perante inúmeras adversidades que foram surgindo com a venda difícil, não desistiu de procurar a melhor solução. Demostrou uma qualidade de trabalho só ao alcance dos melhores comerciais. Também o nosso agradecimento ao Sr. Eng. António Trindade pela paciência que teve connosco. O Know-How e a forma de se posicionarem no mercado imobiliário, torna a Equipa ATrindade a melhor parceria de negócio. Muito Obrigado, Aida e Cristina" Proprietárias de Prédio em S. Mamede que confiou na ATrindade Consultores a promoção e venda do seu imóvel
OPINIÃO | Quanto vale o isolamento térmico no Imóvel?
Por António Trindade 2 de dezembro de 2024
O isolamento térmico de um imóvel é um dos fatores mais relevantes, não só para garantir o conforto de quem lá vive, mas também para valorizar a propriedade no mercado. Num contexto onde a eficiência energética e a sustentabilidade estão no topo das prioridades dos compradores, entender o valor de um bom isolamento térmico pode ser determinante para quem deseja vender ou comprar um imóvel.
Uma Campanha com Muita Lata
Por António Trindade 29 de novembro de 2024
Com o objetivo de recolha de enlatados para a preparação de cabazes solidários, para as famílias que Associação Mercado dos Santos apoia, organizamos esta campanha.
OPINIÃO | Quanto vale a orientação Solar no Imóvel?
Por António Trindade 25 de novembro de 2024
Quando analisamos o valor de um imóvel, muitas vezes focamo-nos em aspetos tangíveis como a área, a localização, ou a qualidade dos acabamentos. No entanto, existe um fator menos palpável, mas que pode ter um impacto significativo na valorização de uma propriedade: a orientação solar. Uma casa que recebe luz natural durante todo o dia não só proporciona um ambiente mais confortável e saudável, como também pode resultar numa fatura energética mais baixa e numa melhor qualidade de vida para os moradores. Mas, afinal, quanto vale a orientação solar do seu imóvel?
OPINIÃO | Quanto vale a minha Cave?
Por António Trindade 11 de novembro de 2024
Como consultor imobiliário, já tive a oportunidade de acompanhar a valorização de muitas caves que, à primeira vista, pareciam não ter grande utilidade. No entanto, com algumas intervenções e melhorias, tornaram-se espaços multifuncionais que ajudaram a aumentar significativamente o valor do imóvel. O segredo está em perceber como a cave pode ser transformada e aproveitada ao máximo.
Mostras mais Notícias
Share by: