ATrindade Consultores | Uma Relação de Confiança! | 963698423

NOTÍCIAS | Seis tendências que marcarão a casa do futuro

Estas são seis tendências que marcarão a casa do futuro: que vão dos materiais naturais à inteligência artificial.



"São muitas as mudanças que ocorreram na sociedade nos últimos anos, e a habitação é um território que não escapou. Com especial incidência nos acontecimentos como a pandemia que reconsiderou algumas das necessidades e elementos que não podiam faltar nas nossas casas, a Culmia reuniu as seis tendências que marcarão as casas do futuro: que vão dos materiais naturais à inteligência artificial preditiva.



Materiais naturais: uma procura em ascensão

Madeira, cerâmica, tintas e vernizes naturais ou cortiça, são materiais que vão ganhar cada vez mais importância. A razão para tal reside no interesse e na mudança de mentalidade da sociedade, com uma maior consciência individual em relação às questões sustentáveis ​​e na ligação entre estes materiais e a saúde dos utilizadores nas habitações e edifícios. A sustentabilidade e a saúde influenciarão todos os aspetos do design da casa.



Inteligência artificial preditiva

A casa funcionará de forma autónoma, ou seja, vai aprender tudo com seus inquilinos. Num futuro não muito distante, por exemplo, os sistemas tecnológicos implementados nas nossas casas vão poder reconhecer e identificar os percursos que fazemos dentro das mesmas, para que as luzes se acendam nas diferentes divisões, orientando o caminho a percorrer pelos utilizadores, acompanhando os movimentos diários, sem teres que parar para realizá-lo.


Além disso, estes sistemas integrados vão permitir que a casa não só se ajuste aos hábitos, preferências e necessidades dos seus habitantes, mas também às previsões do ambiente, como o clima.



Trazer o ar livre para dentro de casa

A naturalização das habitações e trazer o ar livre para dentro de casa será cada vez mais um aspeto essencial. A importância da biofilia na saúde das pessoas é plenamente aceita.


Haverá também uma exigência por parte do utilizador para que a envolvente da casa seja mais verde, saudável e tranquila para facilitar a ligação do interior com este exterior naturalizado.



Homogeneização dos espaços da casa

Em relação à dimensão, luminosidade ou ventilação dos espaços, estes serão desenhados reduzindo as hierarquias entre estes e proporcionando flexibilidade à casa ao longo da sua vida.


Ex.: separação de espaços com painéis ou móveis multiuso. As casas agora serão multitarefas e os cómodos mais versáteis. Espaços abertos que valorizam a iluminação natural ganham importância.



A nossa casa vai cuidar da nossa saúde

A casa torna-se mais um espaço de promoção da saúde individual e um foco de prevenção de doenças. Para isso, serão instalados dispositivos e sensores para monitorizar a saúde, permitindo análises futuras por parte dos profissionais de saúde.



Individualismo na comunidade

Os utilizadores desejam viver em comunidade sem abrir mão do seu espaço individual. Assim, aumentará a oferta e a procura de modelos de habitação comunitária que facilitem a pertença a uma comunidade e os seus consequentes benefícios como o aumento da sociabilidade, os espaços comuns e os serviços partilhados. Entre as novas soluções habitacionais que têm surgido, o coliving e as residências sénior, entre outras, vão ganhar quota de mercado."



fonte: "Idealista.pt" - "2023/10/18"


O que é o Distrate Bancário?
Por António Trindade 18 de março de 2025
O Que é o Distrate? O distrate é um documento emitido pelo banco que comprova o cancelamento de uma hipoteca sobre um imóvel. Ou seja, quando um vendedor tem um crédito habitação associado ao imóvel e deseja vendê-lo, é necessário obter o distrate para confirmar que a dívida foi liquidada e que a hipoteca pode ser removida do registo da propriedade.
Testemunho Compradora Moradia Arcozelo
Por António Trindade 10 de dezembro de 2024
Testemunho Compradora Moradia Arcozelo
Por António Trindade 6 de dezembro de 2024
"Ficamos extremamente satisfeitas com o trabalho desenvolvido pelo Sr. Aurélio Miranda, que perante inúmeras adversidades que foram surgindo com a venda difícil, não desistiu de procurar a melhor solução. Demostrou uma qualidade de trabalho só ao alcance dos melhores comerciais. Também o nosso agradecimento ao Sr. Eng. António Trindade pela paciência que teve connosco. O Know-How e a forma de se posicionarem no mercado imobiliário, torna a Equipa ATrindade a melhor parceria de negócio. Muito Obrigado, Aida e Cristina" Proprietárias de Prédio em S. Mamede que confiou na ATrindade Consultores a promoção e venda do seu imóvel
OPINIÃO | Quanto vale o isolamento térmico no Imóvel?
Por António Trindade 2 de dezembro de 2024
O isolamento térmico de um imóvel é um dos fatores mais relevantes, não só para garantir o conforto de quem lá vive, mas também para valorizar a propriedade no mercado. Num contexto onde a eficiência energética e a sustentabilidade estão no topo das prioridades dos compradores, entender o valor de um bom isolamento térmico pode ser determinante para quem deseja vender ou comprar um imóvel.
Uma Campanha com Muita Lata
Por António Trindade 29 de novembro de 2024
Com o objetivo de recolha de enlatados para a preparação de cabazes solidários, para as famílias que Associação Mercado dos Santos apoia, organizamos esta campanha.
OPINIÃO | Quanto vale a orientação Solar no Imóvel?
Por António Trindade 25 de novembro de 2024
Quando analisamos o valor de um imóvel, muitas vezes focamo-nos em aspetos tangíveis como a área, a localização, ou a qualidade dos acabamentos. No entanto, existe um fator menos palpável, mas que pode ter um impacto significativo na valorização de uma propriedade: a orientação solar. Uma casa que recebe luz natural durante todo o dia não só proporciona um ambiente mais confortável e saudável, como também pode resultar numa fatura energética mais baixa e numa melhor qualidade de vida para os moradores. Mas, afinal, quanto vale a orientação solar do seu imóvel?
Mostras mais Notícias
Share by: