ATrindade Consultores | Uma Relação de Confiança! | 963698423

NOTÍCIAS | Prestação média da casa aumentou mais de 40% num ano

Prestação média fixou-se em 370 euros em julho, mais 9 euros que em junho e mais 106 euros que em julho de 2022, revela o INE.



"A escalada dos juros continua (e parece ter vindo para ficar), o que significa que a prestação da casa a pagar ao banco não para de aumentar. Em julho, a prestação média do crédito habitação fixou-se em 370 euros, mais nove euros que em junho e mais 106 euros que em julho de 2022. Trata-se de um aumento de 40,2% em termos homólogos, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).


Considerando a totalidade dos contratos, dos 370 euros de prestação, 204 euros (55%) correspondem a pagamento de juros e 166 euros (45%) a capital amortizado – em julho de 2022, a componente de juros representava apenas 17% do valor médio da prestação (264 euros), explica o INE no boletim publicado publicado esta quinta-feira, 17 de agosto de 2023.


Nos contratos celebrados nos últimos 3 meses, o valor médio da prestação desceu 5 euros face ao mês anterior, para 604 euros em julho (aumento de 42,1% face ao mesmo mês do ano anterior).



Juros atingem novo máximo desde abril de 2009

A taxa de juro implícita no crédito habitação subiu para 3,878%, valor superior em 22,9 p.b. face ao registado no mês anterior e o mais elevado desde abril de 2009. Nos contratos celebrados nos últimos três meses, a taxa de juro foi de 4,173%, o que traduz uma subida de 4,1 p.b. face a junho, atingindo o valor mais elevado desde abril de 2012.


Para o destino de financiamento aquisição de habitação, o mais relevante no conjunto do crédito habitação, a taxa de juro implícita para o total dos contratos subiu para 3,858% (+22,7 p.b. face a junho). Nos contratos celebrados nos últimos 3 meses, a taxa de juro subiu 3,8 p.b. face ao mês anterior, fixando-se em 4,161%.


Já o capital médio em dívida para a totalidade dos contratos subiu 259 euros face ao mês anterior, fixando-se em 63.555 euros. Para os contratos celebrados nos últimos 3 meses, o montante médio em dívida foi 123.098 euros, mais 528 euros que em junho."



fonte: "Idealista.pt" - "2023/08/17"


Testemunho Compradora Moradia Arcozelo
Por António Trindade 10 de dezembro de 2024
Testemunho Compradora Moradia Arcozelo
Por António Trindade 6 de dezembro de 2024
"Ficamos extremamente satisfeitas com o trabalho desenvolvido pelo Sr. Aurélio Miranda, que perante inúmeras adversidades que foram surgindo com a venda difícil, não desistiu de procurar a melhor solução. Demostrou uma qualidade de trabalho só ao alcance dos melhores comerciais. Também o nosso agradecimento ao Sr. Eng. António Trindade pela paciência que teve connosco. O Know-How e a forma de se posicionarem no mercado imobiliário, torna a Equipa ATrindade a melhor parceria de negócio. Muito Obrigado, Aida e Cristina" Proprietárias de Prédio em S. Mamede que confiou na ATrindade Consultores a promoção e venda do seu imóvel
OPINIÃO | Quanto vale o isolamento térmico no Imóvel?
Por António Trindade 2 de dezembro de 2024
O isolamento térmico de um imóvel é um dos fatores mais relevantes, não só para garantir o conforto de quem lá vive, mas também para valorizar a propriedade no mercado. Num contexto onde a eficiência energética e a sustentabilidade estão no topo das prioridades dos compradores, entender o valor de um bom isolamento térmico pode ser determinante para quem deseja vender ou comprar um imóvel.
Uma Campanha com Muita Lata
Por António Trindade 29 de novembro de 2024
Com o objetivo de recolha de enlatados para a preparação de cabazes solidários, para as famílias que Associação Mercado dos Santos apoia, organizamos esta campanha.
OPINIÃO | Quanto vale a orientação Solar no Imóvel?
Por António Trindade 25 de novembro de 2024
Quando analisamos o valor de um imóvel, muitas vezes focamo-nos em aspetos tangíveis como a área, a localização, ou a qualidade dos acabamentos. No entanto, existe um fator menos palpável, mas que pode ter um impacto significativo na valorização de uma propriedade: a orientação solar. Uma casa que recebe luz natural durante todo o dia não só proporciona um ambiente mais confortável e saudável, como também pode resultar numa fatura energética mais baixa e numa melhor qualidade de vida para os moradores. Mas, afinal, quanto vale a orientação solar do seu imóvel?
OPINIÃO | Quanto vale a minha Cave?
Por António Trindade 11 de novembro de 2024
Como consultor imobiliário, já tive a oportunidade de acompanhar a valorização de muitas caves que, à primeira vista, pareciam não ter grande utilidade. No entanto, com algumas intervenções e melhorias, tornaram-se espaços multifuncionais que ajudaram a aumentar significativamente o valor do imóvel. O segredo está em perceber como a cave pode ser transformada e aproveitada ao máximo.
Mostras mais Notícias
Share by: