ATrindade Consultores | Uma Relação de Confiança! | 963698423

NOTÍCIAS | Mais-valias da casa: limites à isenção de IRS serão alargados

Para beneficiarem da isenção, proprietários que comprem casa só terão de ter vivido na anterior por um período mínimo de um ano.



"É caso para dizer que os proprietários que venderem as suas casas terão regras mais fáceis para beneficiar de isenção de IRS sobre as mais-valias. Isto porque os limites para conseguir ter este benefício fiscal serão mais flexíveis. Em causa está uma proposta de lei que o Governo vai levar à Assembleia da República, que a terá de aprovar por se tratar de uma alteração de carácter fiscal.


Segundo o Público, para beneficiarem desta isenção, os proprietários que comprem uma nova casa só terão de ter vivido na casa anterior por um período mínimo de um ano, em vez dos dois anos exigidos atualmente. E mais: passam a poder beneficiar deste regime por várias vezes. 


Trata-se de uma das medidas lançadas pelo novo Governo e que vêm reverter algumas das soluções que foram implementadas pelo Executivo de António Costa para responder à crise da habitação.


No ano passado, no âmbito do pacote Mais Habitação, o Governo impôs novas restrições ao regime fiscal que prevê a isenção de IRS sobre mais-valias aquando da venda da casa e posterior compra de uma nova habitação. Como recorda a publicação, a lei em vigor estabelece que quando alguém vende a casa reinvestindo o valor recebido na aquisição de outro imóvel para habitação própria e permanente poderá ficar isento de IRS sobre essas mais-valias, desde que a nova habitação seja comprada no prazo de três anos e que o imóvel vendido tenha servido de habitação própria e permanente, pelo menos, nos dois anos anteriores. É esse último prazo que, agora, irá mudar. 


Haverá, no entanto, exceções no âmbito das quais os proprietários poderão beneficiar da isenção, refere o jornal: alterações da composição do agregado familiar, por casamento, união de facto, dissolução do casamento ou união de facto ou aumento do número de dependentes.


De referir, ainda, que a lei em vigor estipula que só têm direito à isenção de IRS sobre mais-valias os proprietários que não tenham beneficiado desse regime no ano da obtenção desses ganhos nem nos três anos anteriores. Uma norma que é agora revogada, não sendo estabelecida qualquer restrição à quantidade de vezes que um proprietário poderá beneficiar deste regime.



Mais-valias de longo prazo vão pagar menos IRS

Ainda no que diz respeito às mais-valias, e segundo o Jornal de Negócios, os investidores que, durante um período alargado, mantenham na sua posse ativos mobiliários admitidos à negociação ou partes de organismos de investimento coletivo abertos – sob forma contratual ou societária – vão beneficiar de uma exclusão de tributação sobre uma parte das mais-valias que obtenham. A mesma poderá abranger, no máximo, uma fatia de 30% dos ganhos. O mesmo acontecerá, de resto, para ganhos resultantes do resgate de unidades de participação e ações em Organismos de Investimento Coletivo (OIC).


Em causa está uma proposta de lei do Governo que pretende, nomeadamente, dinamizar o mercado de capitais e fomentar a poupança, com “incentivos à detenção de médio e longo prazo de instrumentos financeiros”. O pacote inclui, também, medidas para apoiar a entrada em bolsa de PME, a criação de um regime fiscal para OIC com vocação para o arrendamento acessível ou as normas fiscais para os novos PPR europeus, escreve a publicação."




fonte: "idealista.pt" - "2024/06/06"


Testemunho Compradora Moradia Arcozelo
Por António Trindade 10 de dezembro de 2024
Testemunho Compradora Moradia Arcozelo
Por António Trindade 6 de dezembro de 2024
"Ficamos extremamente satisfeitas com o trabalho desenvolvido pelo Sr. Aurélio Miranda, que perante inúmeras adversidades que foram surgindo com a venda difícil, não desistiu de procurar a melhor solução. Demostrou uma qualidade de trabalho só ao alcance dos melhores comerciais. Também o nosso agradecimento ao Sr. Eng. António Trindade pela paciência que teve connosco. O Know-How e a forma de se posicionarem no mercado imobiliário, torna a Equipa ATrindade a melhor parceria de negócio. Muito Obrigado, Aida e Cristina" Proprietárias de Prédio em S. Mamede que confiou na ATrindade Consultores a promoção e venda do seu imóvel
OPINIÃO | Quanto vale o isolamento térmico no Imóvel?
Por António Trindade 2 de dezembro de 2024
O isolamento térmico de um imóvel é um dos fatores mais relevantes, não só para garantir o conforto de quem lá vive, mas também para valorizar a propriedade no mercado. Num contexto onde a eficiência energética e a sustentabilidade estão no topo das prioridades dos compradores, entender o valor de um bom isolamento térmico pode ser determinante para quem deseja vender ou comprar um imóvel.
Uma Campanha com Muita Lata
Por António Trindade 29 de novembro de 2024
Com o objetivo de recolha de enlatados para a preparação de cabazes solidários, para as famílias que Associação Mercado dos Santos apoia, organizamos esta campanha.
OPINIÃO | Quanto vale a orientação Solar no Imóvel?
Por António Trindade 25 de novembro de 2024
Quando analisamos o valor de um imóvel, muitas vezes focamo-nos em aspetos tangíveis como a área, a localização, ou a qualidade dos acabamentos. No entanto, existe um fator menos palpável, mas que pode ter um impacto significativo na valorização de uma propriedade: a orientação solar. Uma casa que recebe luz natural durante todo o dia não só proporciona um ambiente mais confortável e saudável, como também pode resultar numa fatura energética mais baixa e numa melhor qualidade de vida para os moradores. Mas, afinal, quanto vale a orientação solar do seu imóvel?
OPINIÃO | Quanto vale a minha Cave?
Por António Trindade 11 de novembro de 2024
Como consultor imobiliário, já tive a oportunidade de acompanhar a valorização de muitas caves que, à primeira vista, pareciam não ter grande utilidade. No entanto, com algumas intervenções e melhorias, tornaram-se espaços multifuncionais que ajudaram a aumentar significativamente o valor do imóvel. O segredo está em perceber como a cave pode ser transformada e aproveitada ao máximo.
Mostras mais Notícias
Share by: