ATrindade Consultores | Uma Relação de Confiança! | 963698423

NOTÍCIAS | Licenciamento e choque fiscal fundamentais nas respostas à habitação

As associações do setor imobiliário consideram que há três fatores determinantes para responder à crise na habitação.



"As associações do setor imobiliário consideram que um choque fiscal, agilização do licenciamento urbanístico e estabilidade legislativa são medidas fundamentais, defendendo que devem constar do pacote sobre habitação que o Governo aprova esta semana.


É necessário "ter mais oferta, ou seja, mais casas, baixar os custos da habitação e acelerar o licenciamento", sublinhou, em declarações à Lusa, o presidente da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII), Hugo Santos Ferreira, considerando serem estas as "três medidas estratégicas" para responder à crise de habitação que o país enfrenta.


Os preços – quer de compra quer dos arrendamentos – e a dificuldade das famílias, sobretudo dos mais jovens, em conseguirem uma casa compatível com os seus rendimentos levou o Governo a avançar com um novo pacote legislativo sobre habitação, com aprovação prevista para esta quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023.


O detalhe das medidas que aí vêm não é ainda conhecido, tendo o primeiro-ministro, António Costa, anunciado, durante uma entrevista à RTP, que constam deste pacote a disponibilização de mais solos para construção de habitação, incentivos à construção por parte de privados e incentivos aos proprietários para colocarem casas no mercado de arrendamento, além de apoios para os jovens conseguirem arrendar casa.


Soluções para dar resposta à crise na habitação

Entre as soluções que aponta para que a redução dos custos de construção, o presidente da APPII inclui a agilização dos licenciamentos urbanísticos e um "choque fiscal", com redução do IVA da construção, eliminação da "aberração que é" o Adicional ao IMI e dos impostos que incidem sobre as transações de imóveis – como o IMT e o Imposto do Selo.


"Numa altura em que juros estão a subir, em que há inflação, em que há escassez de mão-de-obra é necessário ter respostas céleres", refere, por seu lado, o presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), Paulo Caiado, sublinhando o "absurdo de em Portugal haver prazos de licenciamento de três e quatro anos" e o impacto que isso tem nos custos e na oferta de produto.


A desburocratização e celeridade dos licenciamentos está, por isso, entre as medidas que considera fundamentais, mas não só. Paulo Caiado sublinha também a necessidade de a política de habitação ter estabilidade legislativa e fiscal de forma a ganhar a confiança dos investidores e dos proprietários.


Em vésperas de um Conselho de Ministros dedicado a políticas de habitação, o presidente da APEMIP deixa uma sugestão: "Este novo pacote sobre habitação devia ter a identificação do motivo de em Portugal estarem cerca de 720 mil fogos habitacionais devolutos", refere."

fonte: "Idealista.pt" - "2023/02/14"


Testemunho Compradora Moradia Arcozelo
Por António Trindade 10 de dezembro de 2024
Testemunho Compradora Moradia Arcozelo
Por António Trindade 6 de dezembro de 2024
"Ficamos extremamente satisfeitas com o trabalho desenvolvido pelo Sr. Aurélio Miranda, que perante inúmeras adversidades que foram surgindo com a venda difícil, não desistiu de procurar a melhor solução. Demostrou uma qualidade de trabalho só ao alcance dos melhores comerciais. Também o nosso agradecimento ao Sr. Eng. António Trindade pela paciência que teve connosco. O Know-How e a forma de se posicionarem no mercado imobiliário, torna a Equipa ATrindade a melhor parceria de negócio. Muito Obrigado, Aida e Cristina" Proprietárias de Prédio em S. Mamede que confiou na ATrindade Consultores a promoção e venda do seu imóvel
OPINIÃO | Quanto vale o isolamento térmico no Imóvel?
Por António Trindade 2 de dezembro de 2024
O isolamento térmico de um imóvel é um dos fatores mais relevantes, não só para garantir o conforto de quem lá vive, mas também para valorizar a propriedade no mercado. Num contexto onde a eficiência energética e a sustentabilidade estão no topo das prioridades dos compradores, entender o valor de um bom isolamento térmico pode ser determinante para quem deseja vender ou comprar um imóvel.
Uma Campanha com Muita Lata
Por António Trindade 29 de novembro de 2024
Com o objetivo de recolha de enlatados para a preparação de cabazes solidários, para as famílias que Associação Mercado dos Santos apoia, organizamos esta campanha.
OPINIÃO | Quanto vale a orientação Solar no Imóvel?
Por António Trindade 25 de novembro de 2024
Quando analisamos o valor de um imóvel, muitas vezes focamo-nos em aspetos tangíveis como a área, a localização, ou a qualidade dos acabamentos. No entanto, existe um fator menos palpável, mas que pode ter um impacto significativo na valorização de uma propriedade: a orientação solar. Uma casa que recebe luz natural durante todo o dia não só proporciona um ambiente mais confortável e saudável, como também pode resultar numa fatura energética mais baixa e numa melhor qualidade de vida para os moradores. Mas, afinal, quanto vale a orientação solar do seu imóvel?
OPINIÃO | Quanto vale a minha Cave?
Por António Trindade 11 de novembro de 2024
Como consultor imobiliário, já tive a oportunidade de acompanhar a valorização de muitas caves que, à primeira vista, pareciam não ter grande utilidade. No entanto, com algumas intervenções e melhorias, tornaram-se espaços multifuncionais que ajudaram a aumentar significativamente o valor do imóvel. O segredo está em perceber como a cave pode ser transformada e aproveitada ao máximo.
Mostras mais Notícias
Share by: