ATrindade Consultores | Uma Relação de Confiança! | 963698423

NOTÍCIAS | Do IMT à garantia pública: os novos apoios aos jovens para comprar casa

Medidas fazem parte da nova estratégia de habitação do Governo e devem entrar em vigor a 1 de agosto.



"O Governo vai avançar com um conjunto de medidas de apoio aos jovens para a compra da primeira casa. Confirma-se que os jovens até aos 35 anos poderão beneficiar de isenção de IMT e Imposto do Selo na compra de primeira habitação até 316.772 euros – independentemente do seu rendimento –, assim como da garantia pública de até 15% do valor de aquisição, com o limite de 450.000 euros.


As medidas foram apresentadas pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, esta quinta-feira, 23 de maio de 2024, no final de um Conselho de Ministros realizado em Braga e dedicado à juventude. O objetivo do Governo é que possam entrar em vigor a partir de 1 de agosto.



Isenção de IMT e Imposto do Selo

Está prevista uma isenção total de IMT e Imposto do Selo para casas até ao 4.º escalão de IMT, ou seja, até aos 316.772 euros. Para casas de maior valor, explicou Luís Montenegro, haverá isenção na parcela até 316.772 euros, sendo pagos os impostos devidos na parcela entre os 316.772 euros e os 633.453 euros.


O Governo vai compensar financeiramente os municípios por esta perda de receita, segundo a ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes.


A ministra acrescentou que a medida terá ainda de ser legislada no Parlamento, mas deverá iniciar-se a dia 1 de agosto. Inicialmente, o pedido de isenção terá de ser feito presencialmente nos serviços de Finanças.


Recorde-se que o valor sobre o qual incide o IMT é o mais elevado entre o que consta da caderneta predial (ou seja o valor patrimonial tributário da casa que está a ser transacionada) e o valor escriturado (ou seja o da venda).



Garantia pública de até 15% do valor de aquisição

Foi igualmente aprovado um mecanismo de garantia pública até 15% do valor de aquisição de imóveis, com o limite de aquisição de 450 mil euros.


A garantia pública destina-se a jovens entre os 18 e 35 anos, com rendimentos até ao 8.º escalão do IRS, ou seja, 81.199 euros de rendimento coletável anual.


Para usufruírem da medida, os jovens não podem ser proprietários de imóveis e não poderão ter já beneficiado de garantias públicas. 


Além dos limites associados à idade, valor da transação, escalão de rendimento, o acesso a esta garantia pública exige ainda que os jovens tenham domicílio fiscal em Portugal.


Outra das condições é que a garantia do Estado se destine a viabilizar que o banco financie a totalidade do preço de transação da casa. Recorde-se que as regras atualmente em vigor determinam que o crédito não pode ir além de 90% do valor da casa (sendo, para este feito, considerado o valor mais baixo entre o valor de aquisição e o valor da avaliação) de habitação própria e permanente.


A ministra Margarida Balseiro Lopes adiantou que o Governo já iniciou as "conversações com o regulador" sobre esta medida e que o objetivo é que seja regulamentada num prazo de 60 dias através de uma portaria. A ideia é que esta medida entre em vigor juntamente com isenção do IMT."






fonte: "idealista.pt" - "2024/05/23"


Testemunho Compradora Moradia Arcozelo
Por António Trindade 10 de dezembro de 2024
Testemunho Compradora Moradia Arcozelo
Por António Trindade 6 de dezembro de 2024
"Ficamos extremamente satisfeitas com o trabalho desenvolvido pelo Sr. Aurélio Miranda, que perante inúmeras adversidades que foram surgindo com a venda difícil, não desistiu de procurar a melhor solução. Demostrou uma qualidade de trabalho só ao alcance dos melhores comerciais. Também o nosso agradecimento ao Sr. Eng. António Trindade pela paciência que teve connosco. O Know-How e a forma de se posicionarem no mercado imobiliário, torna a Equipa ATrindade a melhor parceria de negócio. Muito Obrigado, Aida e Cristina" Proprietárias de Prédio em S. Mamede que confiou na ATrindade Consultores a promoção e venda do seu imóvel
OPINIÃO | Quanto vale o isolamento térmico no Imóvel?
Por António Trindade 2 de dezembro de 2024
O isolamento térmico de um imóvel é um dos fatores mais relevantes, não só para garantir o conforto de quem lá vive, mas também para valorizar a propriedade no mercado. Num contexto onde a eficiência energética e a sustentabilidade estão no topo das prioridades dos compradores, entender o valor de um bom isolamento térmico pode ser determinante para quem deseja vender ou comprar um imóvel.
Uma Campanha com Muita Lata
Por António Trindade 29 de novembro de 2024
Com o objetivo de recolha de enlatados para a preparação de cabazes solidários, para as famílias que Associação Mercado dos Santos apoia, organizamos esta campanha.
OPINIÃO | Quanto vale a orientação Solar no Imóvel?
Por António Trindade 25 de novembro de 2024
Quando analisamos o valor de um imóvel, muitas vezes focamo-nos em aspetos tangíveis como a área, a localização, ou a qualidade dos acabamentos. No entanto, existe um fator menos palpável, mas que pode ter um impacto significativo na valorização de uma propriedade: a orientação solar. Uma casa que recebe luz natural durante todo o dia não só proporciona um ambiente mais confortável e saudável, como também pode resultar numa fatura energética mais baixa e numa melhor qualidade de vida para os moradores. Mas, afinal, quanto vale a orientação solar do seu imóvel?
OPINIÃO | Quanto vale a minha Cave?
Por António Trindade 11 de novembro de 2024
Como consultor imobiliário, já tive a oportunidade de acompanhar a valorização de muitas caves que, à primeira vista, pareciam não ter grande utilidade. No entanto, com algumas intervenções e melhorias, tornaram-se espaços multifuncionais que ajudaram a aumentar significativamente o valor do imóvel. O segredo está em perceber como a cave pode ser transformada e aproveitada ao máximo.
Mostras mais Notícias
Share by: