ATrindade Consultores | Uma Relação de Confiança! | 963698423

NOTÍCIAS | Custos de construção nova sobem 3,4%

Os preços da mão-de-obra impulsionam esta subida, enquanto os custos dos materiais desceram. Em maio, a produção na construção continuou a crescer, 2% face ao ano passado.



"Construir habitação nova ficou mais caro em maio, com os custos a subir 3,4% face a igual mês do ano passado. De acordo com os últimos números do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova, do Instituto Nacional de Estatística, esta é uma aceleração de 0,1% face à taxa de variação homóloga registada no mês anterior. 


É a mão-de-obra que continua a impulsionar esta subida dos preços. O custo da componente da mão-de-obra contribuiu com 3,6 pontos percentuais (3,5 p.p. no mês anterior) para a formação da taxa de variação homóloga do ICCHN e os materiais com -0,2 pontos percentuais (tal como em abril).


Pelo contrário, os preços dos materiais apresentaram uma variação de -0,3% (idêntica à do mês anterior) e o custo da mão de obra aumentou 8,5%, mais 0,2 pontos percentuais que em abril.


Entre os materiais que mais influenciaram negativamente a variação agregada do preço estão os materiais de revestimentos, isolamentos e impermeabilização, e a chapa de aço macio e galvanizada com descidas de cerca de 15%, bem como os vidros e espelhos, o aço para betão e perfilados pesados e ligeiros e os tubos de PVC com reduções de cerca de 10%.


Em sentido oposto, destacaram-se os ladrilhos e cantarias de calcário e granito, os betumes e os consumos de produtos energéticos com crescimentos homólogos de cerca de 10%.



Produção na construção abranda para 2%


No mesmo mês, a produção da construção em Portugal manteve a sua rota de crescimento, apesar da desaceleração face ao mês anterior. O Índice de Produção na Construção aumentou 2,0% em maio, variação inferior em 1,1 pontos percentuais à observada no mês anterior. Os índices de emprego e de remunerações registaram variações homólogas de 2,5% e 9,1%, respetivamente


No mês em análise, o menor crescimento da atividade da construção resultou do abrandamento de ambos segmentos. A Construção de Edifícios abrandou 0,7 pontos percentuais, para uma variação homóloga de 2,2%. Já a Engenharia Civil passou de um crescimento de 3,3% em abril, para 1,8% no mês em análise.


A variação mensal do índice de emprego foi 0,2%, enquanto a das remunerações se situou em 1,2% (3,6% no mesmo mês de 2023)."






fonte: "publico.pt" - "2024/07/16"


Testemunho Compradora Moradia Arcozelo
Por António Trindade 10 de dezembro de 2024
Testemunho Compradora Moradia Arcozelo
Por António Trindade 6 de dezembro de 2024
"Ficamos extremamente satisfeitas com o trabalho desenvolvido pelo Sr. Aurélio Miranda, que perante inúmeras adversidades que foram surgindo com a venda difícil, não desistiu de procurar a melhor solução. Demostrou uma qualidade de trabalho só ao alcance dos melhores comerciais. Também o nosso agradecimento ao Sr. Eng. António Trindade pela paciência que teve connosco. O Know-How e a forma de se posicionarem no mercado imobiliário, torna a Equipa ATrindade a melhor parceria de negócio. Muito Obrigado, Aida e Cristina" Proprietárias de Prédio em S. Mamede que confiou na ATrindade Consultores a promoção e venda do seu imóvel
OPINIÃO | Quanto vale o isolamento térmico no Imóvel?
Por António Trindade 2 de dezembro de 2024
O isolamento térmico de um imóvel é um dos fatores mais relevantes, não só para garantir o conforto de quem lá vive, mas também para valorizar a propriedade no mercado. Num contexto onde a eficiência energética e a sustentabilidade estão no topo das prioridades dos compradores, entender o valor de um bom isolamento térmico pode ser determinante para quem deseja vender ou comprar um imóvel.
Uma Campanha com Muita Lata
Por António Trindade 29 de novembro de 2024
Com o objetivo de recolha de enlatados para a preparação de cabazes solidários, para as famílias que Associação Mercado dos Santos apoia, organizamos esta campanha.
OPINIÃO | Quanto vale a orientação Solar no Imóvel?
Por António Trindade 25 de novembro de 2024
Quando analisamos o valor de um imóvel, muitas vezes focamo-nos em aspetos tangíveis como a área, a localização, ou a qualidade dos acabamentos. No entanto, existe um fator menos palpável, mas que pode ter um impacto significativo na valorização de uma propriedade: a orientação solar. Uma casa que recebe luz natural durante todo o dia não só proporciona um ambiente mais confortável e saudável, como também pode resultar numa fatura energética mais baixa e numa melhor qualidade de vida para os moradores. Mas, afinal, quanto vale a orientação solar do seu imóvel?
OPINIÃO | Quanto vale a minha Cave?
Por António Trindade 11 de novembro de 2024
Como consultor imobiliário, já tive a oportunidade de acompanhar a valorização de muitas caves que, à primeira vista, pareciam não ter grande utilidade. No entanto, com algumas intervenções e melhorias, tornaram-se espaços multifuncionais que ajudaram a aumentar significativamente o valor do imóvel. O segredo está em perceber como a cave pode ser transformada e aproveitada ao máximo.
Mostras mais Notícias
Share by: