ATrindade Consultores | Uma Relação de Confiança! | 963698423

NOTÍCIAS | Contrato de exclusividade imobiliária: o que significa?

Trabalhar em regime exclusivo levanta algumas questões. Se tens dúvidas, fica agora a saber mais sobre este tipo de contrato.



"Certamente que o termo “contrato de exclusividade” não te é estranho. Sobretudo quando associamos esse termo ao ramo imobiliário, que é onde é mais habitual ouvi-lo.


No entanto, nem só aí ele se aplica, pois pode aplicar-se em vários tipos de trabalho e profissões. Se queres saber mais sobre o tema, que te pode ser bastante útil futuramente, fica atento/a ao que te vamos contar.



O que é um contrato de exclusividade?

Tal como o termo indica, este tipo de contrato de trabalho significa uma relação de trabalho exclusiva do trabalhador para com a sua entidade patronal, ou seja, durante a vigência desse contrato, o trabalhador está interdito de exercer a atividade, em paralelo, ao serviço de outra entidade patronal.


Ainda por outras palavras e citando o Artigo 128º do Código do Trabalho, relativo ao “dever de lealdade”, o trabalhador deve “guardar lealdade ao empregador, nomeadamente não negociando, por conta própria ou alheia, em concorrência com ele, nem divulgando informações referentes à sua organização, métodos de produção ou negócios”.


Este artigo acrescenta ainda uma alínea que se refere à “obrigação de não concorrência”, isto é, o dever de o trabalhador “não negociar, por si ou em subordinação a outra entidade patronal, em concorrência com a sua atual entidade patronal, conduta esta que seja suscetível de originar desvio de clientela”.


Chegamos então à conclusão de que um trabalhador que assine um contrato de exclusividade não deverá exercer atividades semelhantes, quer seja ao serviço de outras entidades ou por conta própria.



Consequências em caso de incumprimento

Algumas consequências podem surgir no caso de violares um contrato de exclusividade, nomeadamente o dever de lealdade, por exemplo através da criação de uma sociedade concorrente do empregador durante a vigência do contrato. Entre essas consequências, destaque para possíveis sanções disciplinares como a suspensão ou redução do salário, a rescisão do contrato por justa causa, ou até mesmo a obrigação de indemnização ao empregador pelos danos causados.


No entanto, para a empresa ter direito a ser indemnizada é necessário demonstrar que a mesma teve danos resultantes da atividade desenvolvida pela nova sociedade durante o período de vigência da relação laboral.



Contrato de exclusividade no ramo imobiliário

Tal como referimos inicialmente, este tipo de contrato é muito habitual em contexto imobiliário. Quando um proprietário de um imóvel decide contratar os serviços de uma imobiliária para promover e vender esse imóvel tem duas opções: assinar um contrato de não exclusividade ou de exclusividade.


No caso de optar pela segunda opção, o documento irá conter cláusulas que proíbem o proprietário de celebrar contratos com outras imobiliárias, assim como fica igualmente proibido de vender o imóvel pelos seus próprios meios durante o período contratual, que pode estar em vigor entre 3 a 12 meses, com renovação automática caso não seja cancelado por uma das partes.



Como rescindir contrato de exclusividade imobiliária?

Antes de mais, importa que saibas que para avançares com a rescisão de um contrato de mediação imobiliária com regime de exclusividade é necessário que haja incumprimento das obrigações por parte da agência.


Caso isso se verifique e queiras mesmo rescindir contrato, deves ter em atenção alguns pontos importantes, começando pela análise do contrato. Examina com cuidado todas as cláusulas, sobretudo as que dizem respeito à rescisão, prazos e condições, para que não cometas nenhum erro.


Em seguida, deves comunicar por escrito, ao consultor imobiliário e à agência, a tua intenção de rescindir contrato. Havendo motivos específicos para a rescisão, deves mencioná-los na notificação, com as devidas evidências.


Outro ponto importante que deves ter em conta é o respeito pelos prazos estabelecidos no contrato para a notificação e efetivação da rescisão do contrato, de modo a evitares problemas legais."



fonte: "Idealista.pt" - "2024/02/09"


OPINIÃO | Quanto vale a minha Cave?
Por António Trindade 11 de novembro de 2024
Como consultor imobiliário, já tive a oportunidade de acompanhar a valorização de muitas caves que, à primeira vista, pareciam não ter grande utilidade. No entanto, com algumas intervenções e melhorias, tornaram-se espaços multifuncionais que ajudaram a aumentar significativamente o valor do imóvel. O segredo está em perceber como a cave pode ser transformada e aproveitada ao máximo.
OPINIÃO | Quanto vale a minha Cozinha?
Por António Trindade 4 de novembro de 2024
Para muitos, a cozinha é apenas o lugar onde se preparam refeições, mas para quem procura um imóvel, este espaço pode ter um significado muito mais profundo. A cozinha é vista como o coração da casa, o lugar onde se partilham momentos e onde se criam memórias. Se você está pensando em vender o seu imóvel ou simplesmente quer saber o verdadeiro valor da sua cozinha, este artigo vai ajudá-lo a perceber como este espaço pode influenciar o preço final do imóvel.
OPINIÃO | Quanto vale o meu jardim?
Por António Trindade 28 de outubro de 2024
Num mundo cada vez mais urbanizado e acelerado, possuir um jardim é um verdadeiro privilégio e um refúgio de tranquilidade. Um espaço onde pode desfrutar da natureza, relaxar ao ar livre e passar momentos de qualidade com a família. Mas será que está a tirar todo o potencial deste espaço?
OPINIÃO | Quanto vale o meu sótão?
Por António Trindade 21 de outubro de 2024
A verdade é que um sótão pode ser muito mais do que um local para armazenar caixas cheias de lembranças antigas antes de elas irem para o lixo. Com um pouco de investimento e criatividade, pode transformar-se num quarto extra, num escritório acolhedor, numa zona de lazer para a família ou, até, num estúdio para rentabilizar. Mas, afinal, quanto vale o seu sótão? Como consultor imobiliário, vou partilhar consigo os principais fatores que determinam o valor deste espaço e dar-lhe algumas dicas de como pode transformar o seu sótão num dos pontos mais relevantes da sua casa.
Está preparado para vender o seu imóvel sozinho?
Por António Trindade 15 de outubro de 2024
Este "quiz" serve para, sem falar com um consultor imobiliário, saber se está preparado para vender o seu imóvel sozinho e tratar de todo o processo até à escritura.
OPINIÃO | Quanto vale uma garagem num imóvel?
Por António Trindade 14 de outubro de 2024
Num mercado imobiliário cada vez mais competitivo, onde cada metro quadrado conta, uma garagem bem situada pode aumentar significativamente o valor de uma propriedade. E como saber quanto vale, de facto, este espaço? Vamos descobrir juntos!
Mostras mais Notícias
Share by: