ATrindade Consultores | Uma Relação de Confiança! | 963698423

NOTÍCIAS | Gaia suspende por seis meses novos registos de alojamento local para "disciplinar" setor

𝗡𝗢𝗧𝗜́𝗖𝗜𝗔𝗦 | Presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, defende que "suspensão de novos registos é uma medida cautelar para criar um regulamento". Proposta aprovada por unanimidade



"A Câmara de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, decidiu, esta segunda-feira, suspender por seis meses os novos registos de alojamento local para, neste período, criar um regulamento municipal e “disciplinar” este setor.


“A suspensão de novos registos é uma medida cautelar para criar um regulamento”, disse o presidente, Eduardo Vítor Rodrigues, quando se debatia esta questão na reunião pública do executivo municipal. A proposta da maioria socialista foi aprovada por unanimidade, sendo agora a mesma levada a discussão na Assembleia Municipal.


A autarquia defende que “a salvaguarda do interesse público no direito fundamental à habitação e o desenvolvimento equilibrado do setor do turismo impõem que sejam definidas regras na sua articulação, em virtude de se verificar um número significativo de alojamentos familiares que foram retirados do mercado habitacional diretamente para o setor turístico”.


Eduardo Vítor Rodrigues justificou a medida com a “necessidade de disciplinar” a área do alojamento local, algo só possível suspendendo os novos registos enquanto o regulamento municipal é elaborado. Além disso, o autarca afirmou não poder continuar a permitir que todos os pedidos sejam aprovados, tal como tem acontecido até agora.


Ressalvando que esta medida só suspende os novos registos, e não os que já existem, o socialista revelou que só entre os dias 19 e 22 de janeiro, altura em que esta proposta foi anunciada, deram entrada nos serviços 82 novos pedidos.


Presente na reunião, o presidente da Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP), Eduardo Miranda, reforçou não existir uma “evidente pressão” em Vila Nova de Gaia que justifique esta suspensão.


Mostrando-se disponível para reunir com o executivo municipal, o dirigente sublinhou que o município ainda tem 13.500 casas vazias (segundo os Censos 2021) e apenas 1.270 alojamentos locais, a maioria feitos em casas de segunda habitação ou casas antes vagas que foram reabilitadas.


O que, acrescentou, representa 0,9% do total da habitação em Gaia. “Não podemos diabolizar o alojamento local”, vincou, classificando a decisão de “precipitada”.


Na resposta, o presidente da câmara frisou não estar a “diabolizar” o setor, mas sim a “disciplina-lo”. Eduardo Vítor Rodrigues disse ainda que o mercado da habitação está “hiperaquecido”.


Por seu lado, o vereador do PSD Cancela Moura partilhou da necessidade do setor “ter regras”, pedindo “rapidez” na elaboração do regulamento municipal."

fonte: "Observador.pt" - "2023/01/30"


Testemunho Compradora Moradia Arcozelo
Por António Trindade 10 de dezembro de 2024
Testemunho Compradora Moradia Arcozelo
Por António Trindade 6 de dezembro de 2024
"Ficamos extremamente satisfeitas com o trabalho desenvolvido pelo Sr. Aurélio Miranda, que perante inúmeras adversidades que foram surgindo com a venda difícil, não desistiu de procurar a melhor solução. Demostrou uma qualidade de trabalho só ao alcance dos melhores comerciais. Também o nosso agradecimento ao Sr. Eng. António Trindade pela paciência que teve connosco. O Know-How e a forma de se posicionarem no mercado imobiliário, torna a Equipa ATrindade a melhor parceria de negócio. Muito Obrigado, Aida e Cristina" Proprietárias de Prédio em S. Mamede que confiou na ATrindade Consultores a promoção e venda do seu imóvel
OPINIÃO | Quanto vale o isolamento térmico no Imóvel?
Por António Trindade 2 de dezembro de 2024
O isolamento térmico de um imóvel é um dos fatores mais relevantes, não só para garantir o conforto de quem lá vive, mas também para valorizar a propriedade no mercado. Num contexto onde a eficiência energética e a sustentabilidade estão no topo das prioridades dos compradores, entender o valor de um bom isolamento térmico pode ser determinante para quem deseja vender ou comprar um imóvel.
Uma Campanha com Muita Lata
Por António Trindade 29 de novembro de 2024
Com o objetivo de recolha de enlatados para a preparação de cabazes solidários, para as famílias que Associação Mercado dos Santos apoia, organizamos esta campanha.
OPINIÃO | Quanto vale a orientação Solar no Imóvel?
Por António Trindade 25 de novembro de 2024
Quando analisamos o valor de um imóvel, muitas vezes focamo-nos em aspetos tangíveis como a área, a localização, ou a qualidade dos acabamentos. No entanto, existe um fator menos palpável, mas que pode ter um impacto significativo na valorização de uma propriedade: a orientação solar. Uma casa que recebe luz natural durante todo o dia não só proporciona um ambiente mais confortável e saudável, como também pode resultar numa fatura energética mais baixa e numa melhor qualidade de vida para os moradores. Mas, afinal, quanto vale a orientação solar do seu imóvel?
OPINIÃO | Quanto vale a minha Cave?
Por António Trindade 11 de novembro de 2024
Como consultor imobiliário, já tive a oportunidade de acompanhar a valorização de muitas caves que, à primeira vista, pareciam não ter grande utilidade. No entanto, com algumas intervenções e melhorias, tornaram-se espaços multifuncionais que ajudaram a aumentar significativamente o valor do imóvel. O segredo está em perceber como a cave pode ser transformada e aproveitada ao máximo.
Mostras mais Notícias
Share by: